SILVA, Alécio Soares et al.. Uma proposta para o ensino de sistemas de numeração. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28884>. Acesso em: 25/11/2024 00:23
É indiscutível que o uso de metodologias que busquem incentivar o interesse dos alunos tendo como meta, ou objetivo, motivá-los e despertar o interesse por algum tema, ou simplesmente, localizar algum conteúdo evidenciando sua importância, bem como, fazer uma aplicação são ferramentas bastante potentes para auxiliar o processo de ensino aprendizagem da matemática. Visando alcançar os objetivos, realizaram-se atividades que oportunizaram momentos de leitura, reflexão, análise, o conhecimento interdisciplinar, aplicações da matemática que permitiram aos alunos desenvolver estratégias capazes de aguçar sua criatividade. Desta maneira, o professor não estará sendo um mero repetidor e provavelmente seus alunos não estarão limitados apenas a repetir o que o professor os ensina, mas adequando sua prática às necessidades do mundo atual, que necessita ser competente o suficiente para desenvolver o raciocínio e poder atacar questões que requerem mais do que fórmulas prontas para ser resolvidas, pois a matemática vai muito além das equações e das fórmulas.