Trata-se de um relato de experiência vivenciado com uma criança com necessidades especiais, internada na Clínica de Pediatria de um hospital público, situado em João Pessoa-PB, no contexto das ações do Projeto Tiquinho de Alegria. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a influência da musicoterapia na humanização da assistência à criança hospitalizada.As atividades de musicoterapia foram desenvolvidas como parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Pesquisa e Extensão Tiquinho de Alegria que enfoca ações de teatro clown, música, contação de estórias, risos e brincadeiras visando a valorização da humanização da assistência. As atividades são realizadas no âmbito hospitalar, além de eventos comemorativos na comunidade, por alunos da graduação da área da saúde e humanas, que vestidos de palhaços realizam atividades lúdicas votadas para a melhoria do bem-estar físico e mental.. Em uma intervenção optamos por utilizar como instrumentos o violão e violino com músicas cantadas e tocadas, de forma bem leve, especialmente para as crianças que estavam no leito, impossibilitadas de se levantar, com o intuito de proporcionar momentos de conforto, afabilidade, doçura, prazer, alegria e bem-estar. Ao chegarmos a uma enfermaria de uma criança especial, observamos que ela não se levantava do leito e não interagia com as brincadeiras. Ao entoarmos o canto acompanhado do violão e violino, junto ao leito, e a criança começou a responder aos estímulos auditivos, apresentando reações positivas, como agitação de seus movimentos, piscadas de olho e sorrisos. Observamos o processo de diálogo espontâneo da criança, mostrado com a mudança de comportamento a partir da música, despertando as emoções latentes e a interação nas ações exercidas, traduzidas através de gestos e emoções. Pacientes hospitalizados, especialmente as crianças, se encontram em um momento frágil de suas vidas, apresentando-se tristes e melancólicos. Foi evidenciado que a musicoterapia estimulou o contato com o mundo externo produzindo o “sentir” e o bem-estar aumentando o interesse da criança em interagir com o meio externo Também, contribui para estimular a alegria, sorrisos, esperança e mansuetude para as crianças que se encontram sob cuidados terapêuticos, possibilitando a melhoria da qualidade de vida. Ademais, proporcionar momentos de leveza, calma, tranquilidade no ambiente hospitalar é de grande valia, pois notamos que a tristeza é substituída pela descontração e sorrisos. Assim, a experiência com a música possibilitou benefícios tanto para os pacientes hospitalizados quanto para o crescimento pessoal e profissional dos palhaços cuidadores, integrantes do projeto, ao vivenciarem experiências gratificantes de pequenos gestos serem valiosos na recuperação e cuidar humanizado.