Introdução: Os objetos de aprendizagem são definidos como qualquer recurso dinâmico utilizado no processo de ensino/aprendizagem, com intuito de promover o conhecimento de maneira mais compreensível aos alunos, podem representar um interessante recurso para contribuir no processo de formação em Fonoaudiologia como uma ferramenta de tecnologia da informação. Objetivo: Desenvolver um objeto de aprendizagem para o ensino da teoria fonte-filtro, apresentá-lo a discentes do Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia e realizar avaliação da qualidade, usabilidade e potencial do objeto de aprendizagem como ferramenta de ensino. Metodologia: Foi desenvolvido um objeto de aprendizagem para ensino da produção vocal baseado na teoria fonte-filtro. O estudo trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo longitudinal prospectivo, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por discentes matriculados pela primeira vez no componente curricular “Voz I”, do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, que aceitarem participar voluntariamente deste estudo, perfazendo um total de 14 participantes do sexo masculino (n=3) e femimino (n=11) com faixa etária entre 20 a 33 anos. A coleta de dados foi realizada por de questionário aplicado sequencialmente à apresentação do objeto de aprendizagem, de acordo com todos os aspectos éticos previstos pela Resolução Nº 466/12 do CNS/MS. Resultados: O objeto de aprendizagem foi desenvolvido em formado de vídeo com duração de 3min e 53 seg abordando o tema estabelecido e foi posteriormente apresentado aos discentes da educação superior, que responderam sequencialmente o questionário. Após a coleta e tabulação dos dados, os mesmos passaram por análise estatistica descritiva aplicada no programa excel,e mostraram que o grau geral da qualidade do conteúdo alcançou valor de 64,3% (n=9) sendo classificado como excelente. 71,4% (n=10) ao participarem acreditam que o objeto facilitou seu aprendizado e 50% (n=7) caracterizaram o grau geral funcionalidade para aprendizagem como excelente. Conclusão: Os participantes manifestaram que o objeto apresentou qualidade no conteúdo, facilitando o aprendizado, sendo a funcionalidade considerada excelente. Houve concordância quanto a relevância da utilização de outros objetos de aprendizagens no processo de ensino/aprendizagem em âmbito acadêmico.