Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA E ACONSELHAMENTO GENÉTICO

Palavra-chaves: ACONSELHAMENTO GENÉTICO, ENSINO DE GENÉTICA, CURSOS DA SAÚDE. Comunicação Oral (CO) AT-12: Ciências Biológicas
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A genética é um componente essencial das ciências da saúde, sendo responsável por diversas condições de importância clínica. Diversos trabalhos afirmam que a boa aplicação dos conhecimentos adquiridos pela genética dão ao profissional de saúde recursos diferenciados que são fundamentais para contribuir com o bem-estar dos pacientes. Contudo, também já é bem descrito que grande parte dos profissionais são incapazes de unificar estes conhecimentos na prática, como resultado da pouca integração do ensino de genética na realidade clínica dos profissionais. Um tema central ao redor do qual estes conhecimentos se dispõem é o aconselhamento genético, cuja habilitação para realização no Brasil já foi estendida a diversos profissionais de saúde em resolução específica. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de discentes de cursos da saúde da Universidade Estadual da Paraíba acerca do ensino de genética e sua relação com a prática clínica e do aconselhamento genético. Foram aplicados questionários a discentes dos cursos de biologia, enfermagem, fisioterapia e odontologia que estivessem cursando a partir do quarto período. As questões referentes ao ensino e à prática clinica da genética foram aplicadas aos discentes que atuem em atendimento a pacientes. Verificou-se embora os discentes reconheçam a importância da disciplina, a forma como ela é abordada não é satisfatória, resultando em uma atuação prática deficitária, na qual os discentes muitas vezes são incapazes de reconhecer doenças genéticas ou mesmo que reconheçam, não possuem orientação de como proceder. Quanto às questões relacionadas ao aconselhamento genético, embora em todos os cursos tenha sido verificado informações insuficientes, o curso de biologia se mostrou mais informado sobre o tema. Desta forma, conclui-se que há grande necessidade de reformulação do ensino de genética, voltando os temas abordados para as competências de cada curso, além de integrar os conhecimentos teóricos com a realidade prática dos profissionais. O curso de biologia apresentou os resultados mais satisfatórios quanto ao aconselhamento genético, o que pode ser resultado de uma maior vivência com a disciplina de genética. Contudo, em todos os cursos é necessário que haja discussões contínuas acerca do tema, esclarecendo aos discentes a possibilidade de atuação na área para que haja mais engajamento na disciplina e, desta forma, contribua para maior aplicação dos conhecimentos na prática.

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