VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE MEDICINA DURANTE O MÓDULO DE ATENÇÃO À SAÚDE
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29721 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 847 "inscrito_id" => 2315 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE MEDICINA DURANTE O MÓDULO DE ATENÇÃO À SAÚDE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: As transformações realizadas na formação médica estimula a discussão da função das instituições de ensino para com a realidade sociossanitária e com o Sistema público de Saúde1. Porém, embora reconhecida a relevância e atualidade do tema, há grande dificuldade de integração dos temas humanísticos a graduação médica2. Destacar a importância dos professores enfermeiros no ensino do módulo de atenção à saúde é extremamente relevante, pois são através deles que os estudantes tem o primeiro contato com a humanização, com os conceitos de vínculo e empatia, indispensáveis para a formação de um médico humanizado. O presente trabalho tem o objetivo de relatar a vivência de acadêmicas de medicina durante os três primeiros períodos do módulo de atenção à saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba ao longo do módulo de Atenção à Saúde (AS) Nos primeiros três períodos, de janeiro de 2013 a junho de 2014, em João Pessoa, Paraíba. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O módulo de AS é lecionado por enfermeiras. No primeiro período, as estudantes visitaram a área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, conheceram todo o território, a área descoberta, tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina da USF. A professora teve um papel muito importante, principalmente nas atividades práticas, uma vez que apresentou o território, mostrando as fragilidades e peculiaridades e trazendo os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas para vivência prática. Além disso, o fato de ser enfermeira, possibilitou discussões mais amplas acerca do funcionamento da atenção primária, sem focar em patologias. O ensino da humanização é um grande obstáculo no ensino médico3, pois é visto como desinteressantes e descartáveis2. No segundo período, a missão dos discentes era criar vínculo e, a partir disso, colher dados para construção do genograma familiar. Sem duvida, a docente enfermeira foi fundamental, pois os estudantes se defrontaram com uma realidade totalmente diferente, a qual não era vivenciada por eles. É importante a inserção do graduando desde o início do curso em cenários reais da prática profissional para exercitar o aspecto cuidador da Medicina4. Em diversos momentos, a professora teve como função acolher e apoiar os discentes, encorajando-os para continuar e concluir as atividades. No terceiro período, estudou-se a importância da educação popular em saúde. Um dos grupos realizou as atividades com crianças expostas a riscos (pais usuários de drogas, em extrema pobreza, bandidos) em uma Organização Não-Governamental (ONG). A docente foi importante no planejamento das ações auxiliando na forma de lidar, brincar e falar com as crianças, assim como na forma de preparar as aulas expositivas. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a docente da área de enfermagem tem papel fundamental no ensino da Atenção à Saúde na graduação de Medicina, pois mostra um lado da saúde desvinculado a medicina biomédica, destacando a importância da humanização e criação de vínculo. Além disso, são amigas e profissionais, encorajando sempre a quebra de barreiras pelos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "ATENÇÃO À SAÚDE, EDUCAÇÃO MÉDICA, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID2315_15052017233517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISÉLIA DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "GISÉLIA BEZERRA" "autor_email" => "giseliabcavalcanti1@hotma" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29721 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 847 "inscrito_id" => 2315 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE MEDICINA DURANTE O MÓDULO DE ATENÇÃO À SAÚDE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: As transformações realizadas na formação médica estimula a discussão da função das instituições de ensino para com a realidade sociossanitária e com o Sistema público de Saúde1. Porém, embora reconhecida a relevância e atualidade do tema, há grande dificuldade de integração dos temas humanísticos a graduação médica2. Destacar a importância dos professores enfermeiros no ensino do módulo de atenção à saúde é extremamente relevante, pois são através deles que os estudantes tem o primeiro contato com a humanização, com os conceitos de vínculo e empatia, indispensáveis para a formação de um médico humanizado. O presente trabalho tem o objetivo de relatar a vivência de acadêmicas de medicina durante os três primeiros períodos do módulo de atenção à saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba ao longo do módulo de Atenção à Saúde (AS) Nos primeiros três períodos, de janeiro de 2013 a junho de 2014, em João Pessoa, Paraíba. RESULTADOS E DISCUSSÕES: O módulo de AS é lecionado por enfermeiras. No primeiro período, as estudantes visitaram a área de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, conheceram todo o território, a área descoberta, tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina da USF. A professora teve um papel muito importante, principalmente nas atividades práticas, uma vez que apresentou o território, mostrando as fragilidades e peculiaridades e trazendo os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas para vivência prática. Além disso, o fato de ser enfermeira, possibilitou discussões mais amplas acerca do funcionamento da atenção primária, sem focar em patologias. O ensino da humanização é um grande obstáculo no ensino médico3, pois é visto como desinteressantes e descartáveis2. No segundo período, a missão dos discentes era criar vínculo e, a partir disso, colher dados para construção do genograma familiar. Sem duvida, a docente enfermeira foi fundamental, pois os estudantes se defrontaram com uma realidade totalmente diferente, a qual não era vivenciada por eles. É importante a inserção do graduando desde o início do curso em cenários reais da prática profissional para exercitar o aspecto cuidador da Medicina4. Em diversos momentos, a professora teve como função acolher e apoiar os discentes, encorajando-os para continuar e concluir as atividades. No terceiro período, estudou-se a importância da educação popular em saúde. Um dos grupos realizou as atividades com crianças expostas a riscos (pais usuários de drogas, em extrema pobreza, bandidos) em uma Organização Não-Governamental (ONG). A docente foi importante no planejamento das ações auxiliando na forma de lidar, brincar e falar com as crianças, assim como na forma de preparar as aulas expositivas. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a docente da área de enfermagem tem papel fundamental no ensino da Atenção à Saúde na graduação de Medicina, pois mostra um lado da saúde desvinculado a medicina biomédica, destacando a importância da humanização e criação de vínculo. Além disso, são amigas e profissionais, encorajando sempre a quebra de barreiras pelos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-01: Medicina" "palavra_chave" => "ATENÇÃO À SAÚDE, EDUCAÇÃO MÉDICA, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA1_ID2315_15052017233517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISÉLIA DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "GISÉLIA BEZERRA" "autor_email" => "giseliabcavalcanti1@hotma" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }