A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29748 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 286 "titulo" => "A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => """ A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das\r\n pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta\r\n modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos\r\n possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o\r\n objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos\r\n cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos\r\n documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em\r\n consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de\r\n educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa\r\n formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de\r\n educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou\r\n seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de\r\n campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A\r\n população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e\r\n II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um\r\n questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e\r\n tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os\r\n professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar\r\n por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os\r\n materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade.\r\n Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a\r\n ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um\r\n dos conteúdos presentes nos blocos do PCN. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA ARTÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID286_EXT_17042017090111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FORNACIARI FELICIO" "autor_nome_curto" => "CAMILA FELICIO" "autor_email" => "camila-go@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29748 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 286 "titulo" => "A FORMAÇÃO NA DISCIPLINA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA GRADUAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR." "resumo" => """ A ginástica artística é uma modalidade que vem conquistando cada vez mais o interesse das\r\n pessoas. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias, atraem a admiração por esta\r\n modalidade. Porém, ainda é conhecida como uma modalidade esportiva de elite, que nem todos\r\n possuem acesso, por necessitar de materiais oficiais com um custo alto e por ser vista com o\r\n objetivo de competição e alto rendimento. Esta disciplina está inserida no conteúdo de ensino dos\r\n cursos de licenciatura em educação física, e nos blocos de conteúdos do PCN, que é um dos\r\n documentos utilizados como apoio e suporte para o professor de educação física. Levando em\r\n consideração sua importância, ainda é pouco vista sendo aplicada na prática durante as aulas de\r\n educação física nas escolas. O objetivo deste trabalho foi verificar a importância de uma boa\r\n formação da disciplina ginástica artística na graduação para sua aplicabilidade nas aulas de\r\n educação física escolar. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se pelo estudo transversal, ou\r\n seja, apenas uma determinada amostra, em um determinado momento. Trata-se de uma pesquisa de\r\n campo, com caráter qualitativo, buscando dar valor e significado para as respostas dos sujeitos. A\r\n população foi composta por 24 professores de educação física que atuam no ensino fundamental I e\r\n II em escolas municipais de uma cidade do Vale do Paraíba. Como instrumento, foi utilizado um\r\n questionário com uma pergunta aberta e quatro fechadas. Os dados obtidos foram analisados e\r\n tabulados em forma de gráficos. De acordo com os dados coletados, pode-se concluir que os\r\n professores, na sua maioria, não aplicam a ginástica artística nas aulas de educação física escolar\r\n por falta de um conhecimento mais profundo da modalidade, do pouco conhecimento sobre os\r\n materiais alternativos e da questão de segurança durante os movimentos específicos da modalidade.\r\n Isso nos mostra a falta de uma melhor formação da disciplina na graduação, tendo em vista que a\r\n ginástica artística está inserida na grade curricular da maioria dos professores entrevistados e é um\r\n dos conteúdos presentes nos blocos do PCN. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA ARTÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID286_EXT_17042017090111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FORNACIARI FELICIO" "autor_nome_curto" => "CAMILA FELICIO" "autor_email" => "camila-go@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }