A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29750 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 277 "titulo" => "A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => """ A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino.\r\n \r\n E-mail: allans3@hotmail.com """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GINÁSTICA PARA TODOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA GERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID277_EXT_21042017162328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALLAN TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO ALLAN" "autor_email" => "allans3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29750 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 277 "titulo" => "A GINÁSTICA PARA TODOS COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => """ A formação de professores em Educação Física deve almejar atividades ligadas a cultura de movimento, que vislumbrem despertar o potencial humano em relação ao movimento criativo e livre. A Ginastica para Todos (GPT) é uma manifestação da cultura de movimento que engloba a criatividade e a inclusão de diferentes participantes, em que, a valorização da cultura é um dos principais pilares dessa atividade. Dentro da GPT pode-se inserir elementos da Ginástica Artística, Rítmica, Acrobática, Aeróbica Esportiva e outras manifestações gímnicas, além da possibilidade da combinação destas com outras manifestações culturais. O objetivo deste estudo é refletir a partir da experiência vivida sobre o desenvolvimento da GPT na formação inicial em Educação Física. Utilizamos como base metodológica a pesquisa qualitativa com característica descritiva, em que, buscamos compreender a experiência vivida do diálogo, reflexão e ação com a temática GPT em uma Universidade particular da região de Guarulhos – SP – Brasil. Foram realizadas 6 aulas com duração de 50’ minutos em que a GPT foi trabalhada por meio de conteúdos práticos e teóricos. No primeiro momento realizou-se reflexões sobre a história, as características e os festivais de GPT. Na segunda etapa ocorreram as experiências práticas a partir dos elementos corporais da Ginástica combinados com ritmo e situações problemas. No terceiro encontro ocorreram discussões sobre os conteúdos abordados anteriormente, relacionando-os com o desenvolvimento da GPT no contexto das aulas de Educação Física escolar. Esse momento possibilitou a ampliação dos elementos corporais como as danças e o manejo comum de materiais. Esse momento propiciou subsídios para a construção de coreografias apresentadas num festival de GPT realizados nos encontros posteriores. No festival de GPT os educandos colocavam em prática todos os elementos que aprenderam durante o semestre. Essa situação proporcionou aos estudantes assumirem o papel de protagonismo, pois ensinavam e aprendiam por meio de um sistema relacional do grupo. Por fim a realização do festival demonstrou as possibilidades das criações dos discentes expressas por meio da elaboração e desenvolvimento das coreográficas. Destacamos que nesse processo a valorização dos aspectos culturais, da individualidade e da criatividade possibilitou vivências significativas aos discentes. Consideramos que a reflexão, a autonomia e a liberdade norteadas pela manifestação da ginástica revela que o estudante descobre a GPT mais próxima de sua realidade e é possível ser adequada, adaptada e construída nos mais diferentes seguimentos de ensino.\r\n \r\n E-mail: allans3@hotmail.com """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GINÁSTICA PARA TODOS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA GERAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID277_EXT_21042017162328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ALLAN TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRUNO ALLAN" "autor_email" => "allans3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU (USJT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }