A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29751 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Os estudos na área administrativa vêm aumentando bem como as modificações nas estruturas organizacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). As IES vêm mudando suas estratégias pedagógicas e administrativas para poderem se manter no mercado ou crescer ainda mais, como ocorre com os grandes conglomerados educacionais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e pontuar estratégias de uma Gestão de Pessoas (GP) efetiva entre coordenação e professores dentro dos cursos de graduação em Educação Física (EF). Foi observado que, embora haja muitas pesquisas sobre GP, especificamente na área educacional estudos com esse viés ainda são escassos. A GP é significativamente relevante perante as demais, isso por que, temos vários grupos de pessoas dentro deste processo educacional e ainda, este grupo apresenta características que mostra a necessidade de ações efetivas dentro da GP. Neste cenário a liderança democrática parece ser o modelo mais indicado. Esta gestão é voltada para a participação dos liderados no processo decisório. A relação do coordenador com os docentes, deve ser transparente, ética e comprometida com os caminhos que o curso pode ir. As características dos indivíduos formados em EF incluem uma proximidade nas relações e este contato se faz necessário na rotina e ações de GP. A escolha de bons canais de comunicação com o grupo que se geri bem como ouvir sugestões e analisar e apoiar os projetos propostos também são pontos importantes dentro do curso, uma vez que este público se mostra bastante pró ativo e com propostas de ações educacionais diversas. O cenário atual das IES particulares apresenta ações muito específicas no âmbito pedagógico e que se aproximam de um padrão entre elas. A preocupação institucional com Exames Nacionais, exigências do MEC, avaliações, a quantificação e divulgação de resultados entre outros parece ser um padrão dentro dos cursos de graduação. E ainda, muito do que pode ser solicitado para atender tais demandas, vai além da essência da atuação docente. Assim, para que tais ações tenham sucesso, é necessário que a equipe de trabalho, possua coesão. Se este grupo de pessoas não se sentirem essenciais, respeitados, acolhidos e engajados nos processos não terão sucesso em seus projetos e no resultado final proposto nos objetivos do curso. Assim, desenvolver uma estrutura em que a coesão grupal seja o grande “pilar” que sustenta as ideias, sugestões e inquietações que permeiam os projetos também são elementos fundamentais na gestão de professores em EF, por normalmente o grupo de manifestar de forma ativa em ações educacionais. Além disso, a clareza das informações e dos processos também se fazem necessários, uma vez que este grupo apresenta a necessidade de entendimento das ações e não apenas a imposição. Fica evidente dessa forma, que a GP é de suma importância dentro da graduação em EF e que estratégias como ter bons canais de comunicação, acolhimento e parceria são fundamentais neste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GESTÃO DE PESSOAS, GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID233_EXT_10042017152834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA REGINA PIRES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA PIRES" "autor_email" => "fr_pires@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29751 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 233 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Os estudos na área administrativa vêm aumentando bem como as modificações nas estruturas organizacionais das Instituições de Ensino Superior (IES). As IES vêm mudando suas estratégias pedagógicas e administrativas para poderem se manter no mercado ou crescer ainda mais, como ocorre com os grandes conglomerados educacionais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e pontuar estratégias de uma Gestão de Pessoas (GP) efetiva entre coordenação e professores dentro dos cursos de graduação em Educação Física (EF). Foi observado que, embora haja muitas pesquisas sobre GP, especificamente na área educacional estudos com esse viés ainda são escassos. A GP é significativamente relevante perante as demais, isso por que, temos vários grupos de pessoas dentro deste processo educacional e ainda, este grupo apresenta características que mostra a necessidade de ações efetivas dentro da GP. Neste cenário a liderança democrática parece ser o modelo mais indicado. Esta gestão é voltada para a participação dos liderados no processo decisório. A relação do coordenador com os docentes, deve ser transparente, ética e comprometida com os caminhos que o curso pode ir. As características dos indivíduos formados em EF incluem uma proximidade nas relações e este contato se faz necessário na rotina e ações de GP. A escolha de bons canais de comunicação com o grupo que se geri bem como ouvir sugestões e analisar e apoiar os projetos propostos também são pontos importantes dentro do curso, uma vez que este público se mostra bastante pró ativo e com propostas de ações educacionais diversas. O cenário atual das IES particulares apresenta ações muito específicas no âmbito pedagógico e que se aproximam de um padrão entre elas. A preocupação institucional com Exames Nacionais, exigências do MEC, avaliações, a quantificação e divulgação de resultados entre outros parece ser um padrão dentro dos cursos de graduação. E ainda, muito do que pode ser solicitado para atender tais demandas, vai além da essência da atuação docente. Assim, para que tais ações tenham sucesso, é necessário que a equipe de trabalho, possua coesão. Se este grupo de pessoas não se sentirem essenciais, respeitados, acolhidos e engajados nos processos não terão sucesso em seus projetos e no resultado final proposto nos objetivos do curso. Assim, desenvolver uma estrutura em que a coesão grupal seja o grande “pilar” que sustenta as ideias, sugestões e inquietações que permeiam os projetos também são elementos fundamentais na gestão de professores em EF, por normalmente o grupo de manifestar de forma ativa em ações educacionais. Além disso, a clareza das informações e dos processos também se fazem necessários, uma vez que este grupo apresenta a necessidade de entendimento das ações e não apenas a imposição. Fica evidente dessa forma, que a GP é de suma importância dentro da graduação em EF e que estratégias como ter bons canais de comunicação, acolhimento e parceria são fundamentais neste processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "GESTÃO DE PESSOAS, GRADUAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID233_EXT_10042017152834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA REGINA PIRES" "autor_nome_curto" => "FERNANDA PIRES" "autor_email" => "fr_pires@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }