A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO ATLETISMO
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29764 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO ATLETISMO" "resumo" => "O fato do atletismo ser considerado conteúdo da Educação Física escolar, não viabiliza que este automaticamente ocorra em ambientes escolares, estudos apontam que a ausência do ensino do atletismo, muitas vezes se justifica pela falta de espaço físico, materiais oficiais, interesse dos alunos e professores, formação profissional deficiente entre outros. Em detrimento a problemática exposta emerge o objetivo do presente estudo que é apresentar a experiência de discutir, planejar, organizar e vivenciar uma proposição de intervenção pedagógica em uma escola pública estadual, alocada no município de Cáceres/MT, proposição essa, relacionada ao conteúdo de atletismo, ofertado nos anos finais do ensino fundamental, com aproximadamente trinta e três alunos, considerando viabilizar possibilidades de experimentar, fruir e apreciar o correr, saltar e lançar em um circuito de mini atletismo. Este estudo foi desenvolvido dentro de uma disciplina - Práticas Curriculares II - do curso de licenciatura em Educação Física da UNEMAT, composta por acadêmicos/as do segundo semestre, no ano de 2016. Para a execução da propositura, três fases foram realizadas, sendo elas: Apropriação de referencial teórico acerca da temática, oficinas para aprendizagem, fabricação dos materiais alternativos referentes ao mini atletismo e vivência preparatória do circuito de atividades com os próprios acadêmicos como forma de piloto. Na aplicação da proposta - culminância da ação pedagógica - no espaço escolar foram organizados os setores na quadra da escola em formato de circuito, envolvendo três estações, e por sua vez, os alunos foram organizados em três equipes e as práticas corporais ocorriam simultaneamente em cada estação: estação de saltos, lançamentos, corridas de velocidade e por fim realizaram a corrida de resistência, que consistia em completar uma volta na parte exterior da quadra com as mãos unidas com a sua equipe, favorecendo o trabalho coletivo e propiciando maior interação entre os participantes. Encerradas as atividades os materiais pedagógicos construídos pelos acadêmicos/as foram doados a escola. Com base na experiência vivenciada acreditamos que é possível vivenciar o atletismo em espaços escolares, e que uma promissora alternativa para as limitações de materiais e infraestrutura oficiais, seja a de estimular a autoria dos alunos, incentivando o protagonismo e participação. O resultado dessa intervenção permitiu-nos vivenciar as possibilidades pedagógicas alcançando as dimensões do conteúdo - conceitual, procedimental e atitudinal - e apesar das dificuldades anteriormente citadas, percebemos grande entusiasmo, envolvimento e comprometimento dos alunos e acadêmicos, chancelando assim que é possível e preciso possibilitar o atletismo na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ATLETISMO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID210_EXT_23042017114000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE SILVA BOZOKI" "autor_nome_curto" => "KARINE BOZOKI" "autor_email" => "karinebozoki@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29764 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 210 "titulo" => "A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM O CONTEÚDO ATLETISMO" "resumo" => "O fato do atletismo ser considerado conteúdo da Educação Física escolar, não viabiliza que este automaticamente ocorra em ambientes escolares, estudos apontam que a ausência do ensino do atletismo, muitas vezes se justifica pela falta de espaço físico, materiais oficiais, interesse dos alunos e professores, formação profissional deficiente entre outros. Em detrimento a problemática exposta emerge o objetivo do presente estudo que é apresentar a experiência de discutir, planejar, organizar e vivenciar uma proposição de intervenção pedagógica em uma escola pública estadual, alocada no município de Cáceres/MT, proposição essa, relacionada ao conteúdo de atletismo, ofertado nos anos finais do ensino fundamental, com aproximadamente trinta e três alunos, considerando viabilizar possibilidades de experimentar, fruir e apreciar o correr, saltar e lançar em um circuito de mini atletismo. Este estudo foi desenvolvido dentro de uma disciplina - Práticas Curriculares II - do curso de licenciatura em Educação Física da UNEMAT, composta por acadêmicos/as do segundo semestre, no ano de 2016. Para a execução da propositura, três fases foram realizadas, sendo elas: Apropriação de referencial teórico acerca da temática, oficinas para aprendizagem, fabricação dos materiais alternativos referentes ao mini atletismo e vivência preparatória do circuito de atividades com os próprios acadêmicos como forma de piloto. Na aplicação da proposta - culminância da ação pedagógica - no espaço escolar foram organizados os setores na quadra da escola em formato de circuito, envolvendo três estações, e por sua vez, os alunos foram organizados em três equipes e as práticas corporais ocorriam simultaneamente em cada estação: estação de saltos, lançamentos, corridas de velocidade e por fim realizaram a corrida de resistência, que consistia em completar uma volta na parte exterior da quadra com as mãos unidas com a sua equipe, favorecendo o trabalho coletivo e propiciando maior interação entre os participantes. Encerradas as atividades os materiais pedagógicos construídos pelos acadêmicos/as foram doados a escola. Com base na experiência vivenciada acreditamos que é possível vivenciar o atletismo em espaços escolares, e que uma promissora alternativa para as limitações de materiais e infraestrutura oficiais, seja a de estimular a autoria dos alunos, incentivando o protagonismo e participação. O resultado dessa intervenção permitiu-nos vivenciar as possibilidades pedagógicas alcançando as dimensões do conteúdo - conceitual, procedimental e atitudinal - e apesar das dificuldades anteriormente citadas, percebemos grande entusiasmo, envolvimento e comprometimento dos alunos e acadêmicos, chancelando assim que é possível e preciso possibilitar o atletismo na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ATLETISMO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID210_EXT_23042017114000.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE SILVA BOZOKI" "autor_nome_curto" => "KARINE BOZOKI" "autor_email" => "karinebozoki@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }