CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR DE JAGUARIÚNA
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29832 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR DE JAGUARIÚNA" "resumo" => "O presente estudo teve por objetivo identificar como o ensino e a experimentação da capoeira se faz presente nas aulas do componente curricular Educação Física (EF) do município de Jaguariúna SP. O método de pesquisa valeu-se de entrevistas estrutradas e semi-estruturadas. A pesquisa foi realizada com professores (as) de EF da rede municipal de educação de Jaguariúna, atuantes nos Centros de Educação Infantil, Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Mediante formulário online levantamos quantos e quais professores atuaram com a capoeira em seu plano de ensino. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com os professores que abordaram o tema nas aulas. Apesar de muitos esforços, o reconhecimento da contribuição da população de matriz africana na constituição da cultura brasileira ainda é incipiente. O que se vê, em muitos casos, é a invisibilidade de seus sujeitos nos espaços públicos e a apropriação turística de suas produções culturais. Dentre elas encontra-se a capoeira, prática corporal fruto do encontro decorrente da diáspora africana entre diversas culturas no território brasileiro. Sua importância está consolidada em virtude de seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Com a transmissão da história e cultura negra no âmbito escolar garantida pelas Leis 10.639 e 11.645, reforçou-se a importância da capoeira nos currículos escolares. Os dados produzidos foram analisados por meio dos aportes conceituais das teorias de currículo e dos estudos curriculares específicos do campo da Educação Física. Os resultados obtidos indicam que a capoeira se mostrou presente no componente curricular das escolas de Jaguariúna por meio de oficinas e experiências desprovidas de ancoragem social e justificadas pelos saberes hegemônicos. O que notamos foram objetivos desenvolvimentistas e da aptidão física, caracterizando um processo de desmemória e a deslegitimação da cultura afro brasileira, fato que se justifica também por uma formação universitária marcada por valores da cultura branca. A EF escolar proporcionapráticas corporais da cultura hegemônica, e nos momentos que traz outros temas, tende a justifica-los sob o olhar das ciências. Dentro desta perspectiva, a capoeira na escola fragiliza a cultura afro brasileira e fortalece a invisibilidade da luta de seus sujeitos. Os discursos dos(as) professores(as), reforça a crise epistemológica da área e alimenta um currículo constituído pela hibridização das perspectivas pedagógicas. Concluímos a necessidade da construção de um olhar crítico para a formação inicial, que combata tanto a ausência da cultura negra como da despolitização do currículo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CURRÍCULO, CAPOEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID476_EXT_21042017222219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO RODRIGUES DO PRADO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCELO PRADO " "autor_email" => "marcelorpradojr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29832 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR DE JAGUARIÚNA" "resumo" => "O presente estudo teve por objetivo identificar como o ensino e a experimentação da capoeira se faz presente nas aulas do componente curricular Educação Física (EF) do município de Jaguariúna SP. O método de pesquisa valeu-se de entrevistas estrutradas e semi-estruturadas. A pesquisa foi realizada com professores (as) de EF da rede municipal de educação de Jaguariúna, atuantes nos Centros de Educação Infantil, Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. Mediante formulário online levantamos quantos e quais professores atuaram com a capoeira em seu plano de ensino. Em seguida, realizamos uma entrevista semiestruturada com os professores que abordaram o tema nas aulas. Apesar de muitos esforços, o reconhecimento da contribuição da população de matriz africana na constituição da cultura brasileira ainda é incipiente. O que se vê, em muitos casos, é a invisibilidade de seus sujeitos nos espaços públicos e a apropriação turística de suas produções culturais. Dentre elas encontra-se a capoeira, prática corporal fruto do encontro decorrente da diáspora africana entre diversas culturas no território brasileiro. Sua importância está consolidada em virtude de seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Com a transmissão da história e cultura negra no âmbito escolar garantida pelas Leis 10.639 e 11.645, reforçou-se a importância da capoeira nos currículos escolares. Os dados produzidos foram analisados por meio dos aportes conceituais das teorias de currículo e dos estudos curriculares específicos do campo da Educação Física. Os resultados obtidos indicam que a capoeira se mostrou presente no componente curricular das escolas de Jaguariúna por meio de oficinas e experiências desprovidas de ancoragem social e justificadas pelos saberes hegemônicos. O que notamos foram objetivos desenvolvimentistas e da aptidão física, caracterizando um processo de desmemória e a deslegitimação da cultura afro brasileira, fato que se justifica também por uma formação universitária marcada por valores da cultura branca. A EF escolar proporcionapráticas corporais da cultura hegemônica, e nos momentos que traz outros temas, tende a justifica-los sob o olhar das ciências. Dentro desta perspectiva, a capoeira na escola fragiliza a cultura afro brasileira e fortalece a invisibilidade da luta de seus sujeitos. Os discursos dos(as) professores(as), reforça a crise epistemológica da área e alimenta um currículo constituído pela hibridização das perspectivas pedagógicas. Concluímos a necessidade da construção de um olhar crítico para a formação inicial, que combata tanto a ausência da cultura negra como da despolitização do currículo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CURRÍCULO, CAPOEIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID476_EXT_21042017222219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO RODRIGUES DO PRADO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MARCELO PRADO " "autor_email" => "marcelorpradojr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }