CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO REFLEXIVO DO SER DOCENTE.
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29856 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO REFLEXIVO DO SER DOCENTE." "resumo" => "Os dispositivos de análise das práticas favorecem de maneira significativa o processo reflexivo do ser docente, contribuindo para sua autonomia e eficiência profissional, bem como para racionalizar os saberes docentes de modo a promover um espaço narrativo que permita ao docente organizar sua prática e com isso gerar uma epistemologia da prática profissional O objetivo deste trabalho foi relatar um processo de análise das práticas a partir de dispositivos que auxiliaram no processo de contextualização e significação da prática docente. Esse processo de análise resulta de um trabalho realizado em uma disciplina de pós-graduação Stricto Sensu de uma universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, utilizando como instrumento metodológico a análise documental – planejamento de ensino anual do componente curricular Educação Física para o 6º ano do Ensino Fundamental, plano de aula individual e “diário de bordo” do docente, interpretados à luz do referencial teórico. A partir de um plano de aula do 6º ano do Ensino Fundamental sobre jogos populares - taco, foi realizada a descrição pormenorizada dos acontecimentos que se sucederam na mesma, bem como os procedimentos metodológicos utilizados, no “diário de bordo”. A seguir, foi feita uma reflexão em relação aos saberes docentes presentes na prática, bem como a influência da trajetória de vida pessoal e profissional na prática docente. Percebeu-se ao longo da análise que os saberes docentes oriundos da formação inicial sofrem interação com os saberes constituídos ao longo do exercício da profissão, dentre eles o gerenciamento de pessoas, materiais, tempo, situações inerentes à aprendizagem como os conflitos e interações que ocorrem em sala de aula, contribuindo para que a prática não seja estanque e que haja ressignificação da mesma, e, consequentemente, para a autonomia do docente em relação à constituição e validação de sua prática no meio escolar, bem como para a valorização pessoal e o entendimento de seu papel social e suas contribuições para a sociedade. Conclui-se, portanto, ser o uso de dispositivos para a análise das práticas um caminho essencial para a construção de narrativas nas quais haja reflexão do docente acerca de sua prática profissional e sua função na sociedade, corroborando para a racionalização dos saberes oriundos da prática e contribuindo para uma epistemologia da prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, PROCESSO REFLEXIVO, AÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID663_EXT_23042017202205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE RODRIGUES CHIQUITO" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE " "autor_email" => "jac_fef04d@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29856 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PARA O PROCESSO REFLEXIVO DO SER DOCENTE." "resumo" => "Os dispositivos de análise das práticas favorecem de maneira significativa o processo reflexivo do ser docente, contribuindo para sua autonomia e eficiência profissional, bem como para racionalizar os saberes docentes de modo a promover um espaço narrativo que permita ao docente organizar sua prática e com isso gerar uma epistemologia da prática profissional O objetivo deste trabalho foi relatar um processo de análise das práticas a partir de dispositivos que auxiliaram no processo de contextualização e significação da prática docente. Esse processo de análise resulta de um trabalho realizado em uma disciplina de pós-graduação Stricto Sensu de uma universidade pública do Estado de São Paulo, Brasil, utilizando como instrumento metodológico a análise documental – planejamento de ensino anual do componente curricular Educação Física para o 6º ano do Ensino Fundamental, plano de aula individual e “diário de bordo” do docente, interpretados à luz do referencial teórico. A partir de um plano de aula do 6º ano do Ensino Fundamental sobre jogos populares - taco, foi realizada a descrição pormenorizada dos acontecimentos que se sucederam na mesma, bem como os procedimentos metodológicos utilizados, no “diário de bordo”. A seguir, foi feita uma reflexão em relação aos saberes docentes presentes na prática, bem como a influência da trajetória de vida pessoal e profissional na prática docente. Percebeu-se ao longo da análise que os saberes docentes oriundos da formação inicial sofrem interação com os saberes constituídos ao longo do exercício da profissão, dentre eles o gerenciamento de pessoas, materiais, tempo, situações inerentes à aprendizagem como os conflitos e interações que ocorrem em sala de aula, contribuindo para que a prática não seja estanque e que haja ressignificação da mesma, e, consequentemente, para a autonomia do docente em relação à constituição e validação de sua prática no meio escolar, bem como para a valorização pessoal e o entendimento de seu papel social e suas contribuições para a sociedade. Conclui-se, portanto, ser o uso de dispositivos para a análise das práticas um caminho essencial para a construção de narrativas nas quais haja reflexão do docente acerca de sua prática profissional e sua função na sociedade, corroborando para a racionalização dos saberes oriundos da prática e contribuindo para uma epistemologia da prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "DISPOSITIVO DE ANÁLISE DAS PRÁTICAS, PROCESSO REFLEXIVO, AÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID663_EXT_23042017202205.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE RODRIGUES CHIQUITO" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE " "autor_email" => "jac_fef04d@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }