CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29860 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID278_EXT_23042017172728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA TAVARES FERREIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "PALOMA ROCHA" "autor_email" => "palomatf@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29860 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 278 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS ACADÊMICAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Nove de Julho oferece para os alunos do curso de Educação Física a oportunidade de acompanhamento de um profissional inserido no mercado de trabalho, de compreensão do cotidiano escolar, a partir do contato com os alunos, observação do projeto pedagógico e da atuação profissional. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do PIBID para o desenvolvimento acadêmico dos alunos bolsistas em relação a sua produção escrita e o impacto das experiências na escolha do tema a ser desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Aos alunos bolsistas, por meio do programa, são apresentadas inúmeras possibilidades de ampliação de conhecimentos, devido a orientação do professor supervisor e pela necessidade de registro das suas experiências. No curso de Educação Física participaram 43 alunos bolsistas no primeiro semestre de 2016, entre os quais 38 cursavam a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Nesta disciplina o aluno deve produzir um trabalho acadêmico no formato de artigo ou de relato de experiência, a fim de aproximá-lo do universo da pesquisa e aperfeiçoar sua aptidão na construção e análise de conhecimentos que contribuam para inserção profissional. Destes alunos, 30 produziram na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso pesquisas e relatos de experiências sobre o PIBID. O impacto do programa na escolha dos temas para o desenvolvimento do trabalho científico foi bastante significativo, o que demonstra a importante contribuição do programa para a análise e formação acadêmica dos alunos, pois a elaboração do trabalho torna ainda mais amplo o debate e discussão sobre as experiências dos alunos na escola e contribui para o contato de referenciais teóricos da área. Na formação docente consideramos imprescindível a visão multidisciplinar das experiências in loco e na universidade, de forma a contribuir para uma prática profissional mais condizente com os aspectos sociais e contemporâneos que a atuação docente exige. O PIBID, no aspecto analisado, auxiliou a prática acadêmica dos alunos bolsistas gerando problemas de pesquisa para a elaboração do trabalho acadêmico, ampliando a capacidade de análise de aspectos empíricos do cotidiano escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID278_EXT_23042017172728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PALOMA TAVARES FERREIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "PALOMA ROCHA" "autor_email" => "palomatf@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }