EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29908 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL" "resumo" => "O ensino médio tem sido foco de reformas nas políticas educacionais. Nesse cenário em que o poder público ratifica a formação para o trabalho e propõe mudanças no currículo, carga horária e concepção de ensino é oportuno trazer a baila reflexões sobre a prática pedagógica na/da Educação Física (EF) no ensino médio (EM) a partir de uma realidade na Amazônia Ocidental. Neste contexto, este estudo teve como objetivos investigar e analisar como ocorrem as práticas pedagógicas das aulas de EF no EM noturno. A pesquisa foi descritiva/qualitativa, a partir de um estudo de caso em uma escola pública em Porto Velho/RO. As técnicas utilizadas foram 1. questionário semiestruturado aplicados ao professor de EF, e 30 alunos do 3º ano; e 2. observação direta de 50 h/a, registradas em caderno de campo. A análise utilizada foi a de conteúdos norteada por Bardin (2009). Os resultados foram organizados em 3 eixos: 1. metodologias utilizadas. Em suas respostas, o professor pesquisado relatou que suas aulas são teórico-prática, que faz planejamentos, considera importante o ato de planejar, afirma que utiliza um pouco de cada abordagem de ensino da EF, pois “as abordagens não atendem por completo a realidade escolar”. Já alunos, ratificaram a resposta do professor, entretanto, uma parte destes, 37%, afirmaram que as aulas são sempre com atividades práticas livres, e conta com maior participação dos meninos; 2. conteúdos minstrados. O docente afirmou que trabalha com conteúdos previstos no RC-RO. A maior parte dos alunos afirmaram que gostam das aulas de EF e praticam sempre alongamentos, Futsal e voleibol, sendo que 14% destes responderam “não gostar das aulas de EF pela rotina”; 3. avaliação da prática. Ao se autoavaliar, o professor atribuiu que sua prática pedagógica é “muito boa”. Ja os alunos, 63% avaliaram as aulas de EF como “boa”, 17% excelente, outros 17% “muito boa” e 3% “muito ruim”. Embora os alunos tenham evidenciados as respostas do professor, foi possível perceber o comodismo por parte dos pesquisados, pois nas 50 h/a observadas, 100% eram práticas com atividades repetitivas voltada para um mesmo grupo de alunos (masc.). Ao que parece, o planejamento ficava restrito ao papel burocratico e instrumental, pois não ficou demonstrado intenção em fazer algo que tornasse as aulas atrativas e democrática para todos. Concluiu-se que a análise do ato de ensinar EF não é um trabalho simples de fazer, requer atenção nos registros das observações, bem como entender as dicotomias presentes entre a realidade estudada e os itenerários da ação pedagógica no contexto do EM. Trata-se de perceber a prática em EF como ato formativo, em que professores e alunos podem juntos mobilizar e construirem novos saberes por meio das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, para que seja possível ressignificar conteúdos e estratégias de ensino a partir de aprendizagens significativas para além do movimentar-se." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AMAZÔNIA OCIDENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID600_EXT_23042017191702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ CARVALHO" "autor_email" => "josuecarvalho.filho@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29908 "edicao_id" => 61 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 600 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL" "resumo" => "O ensino médio tem sido foco de reformas nas políticas educacionais. Nesse cenário em que o poder público ratifica a formação para o trabalho e propõe mudanças no currículo, carga horária e concepção de ensino é oportuno trazer a baila reflexões sobre a prática pedagógica na/da Educação Física (EF) no ensino médio (EM) a partir de uma realidade na Amazônia Ocidental. Neste contexto, este estudo teve como objetivos investigar e analisar como ocorrem as práticas pedagógicas das aulas de EF no EM noturno. A pesquisa foi descritiva/qualitativa, a partir de um estudo de caso em uma escola pública em Porto Velho/RO. As técnicas utilizadas foram 1. questionário semiestruturado aplicados ao professor de EF, e 30 alunos do 3º ano; e 2. observação direta de 50 h/a, registradas em caderno de campo. A análise utilizada foi a de conteúdos norteada por Bardin (2009). Os resultados foram organizados em 3 eixos: 1. metodologias utilizadas. Em suas respostas, o professor pesquisado relatou que suas aulas são teórico-prática, que faz planejamentos, considera importante o ato de planejar, afirma que utiliza um pouco de cada abordagem de ensino da EF, pois “as abordagens não atendem por completo a realidade escolar”. Já alunos, ratificaram a resposta do professor, entretanto, uma parte destes, 37%, afirmaram que as aulas são sempre com atividades práticas livres, e conta com maior participação dos meninos; 2. conteúdos minstrados. O docente afirmou que trabalha com conteúdos previstos no RC-RO. A maior parte dos alunos afirmaram que gostam das aulas de EF e praticam sempre alongamentos, Futsal e voleibol, sendo que 14% destes responderam “não gostar das aulas de EF pela rotina”; 3. avaliação da prática. Ao se autoavaliar, o professor atribuiu que sua prática pedagógica é “muito boa”. Ja os alunos, 63% avaliaram as aulas de EF como “boa”, 17% excelente, outros 17% “muito boa” e 3% “muito ruim”. Embora os alunos tenham evidenciados as respostas do professor, foi possível perceber o comodismo por parte dos pesquisados, pois nas 50 h/a observadas, 100% eram práticas com atividades repetitivas voltada para um mesmo grupo de alunos (masc.). Ao que parece, o planejamento ficava restrito ao papel burocratico e instrumental, pois não ficou demonstrado intenção em fazer algo que tornasse as aulas atrativas e democrática para todos. Concluiu-se que a análise do ato de ensinar EF não é um trabalho simples de fazer, requer atenção nos registros das observações, bem como entender as dicotomias presentes entre a realidade estudada e os itenerários da ação pedagógica no contexto do EM. Trata-se de perceber a prática em EF como ato formativo, em que professores e alunos podem juntos mobilizar e construirem novos saberes por meio das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, para que seja possível ressignificar conteúdos e estratégias de ensino a partir de aprendizagens significativas para além do movimentar-se." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, AMAZÔNIA OCIDENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD4_SA3_ID600_EXT_23042017191702.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ JOSÉ DE CARVALHO FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ CARVALHO" "autor_email" => "josuecarvalho.filho@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017" "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png" "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }