RELAÇÕES ENTRE O IMC, RCQ E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA FORA DO AMBIENTE ESCOLAR EM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE TIETÊ/SP
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Após os cálculos, utilizou-se o gráfico do percentil 50 para a classificação do IMC dos alunos e a tabela do Bray e Grayt (1988) para a RCQ. Para a análise dos dados, utilizou-se a média e o desvio padrão. Os resultados apontam que dentre os dados coletados, observa-se que 5 alunos (31%) praticam atividade física fora do período escolar e 11 (69%) não praticam. Dos alunos praticantes, 60% são meninas e 40% são meninos. Esta predominância das meninas também é evidente nos alunos que não praticam atividade física fora do horário escolar, devido ao fato da turma conter poucos meninos. Com relação ao IMC calculado, nota-se que houve alunos avaliados nos três estágios de classificação: 6% em baixo peso; 75% em adequado; e 19% em sobrepeso. Ao compararmos os alunos praticantes (P) e não praticantes (NP) de atividades físicas com a classificação, nos dois grupos a predominância foi de adequado, contendo apenas no grupo P alunos classificados em baixo peso. 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