Os processos de oralidade que envolve uma língua estrangeira os quais caracterizam-se pela fala: speaking e a escuta, listening, possibilitam a sociedade uma interação que ultrapassa o aspecto individual e se inserem ao âmbito coletivo, estabelecendo vínculos sociais tornando-se um fenômeno global. Para que esse meio funcione, é necessário existir a plena compressão do que está sendo falado em uma língua através da escuta. Tendo aqui o foco a língua inglesa, observamos que estes caminhos ainda estão ausentes no ensino; e quando falamos do ensino de inglês na Educação de Jovens e Adultos existem dificuldades ligadas a oralidade, pois o ensino tradicional presente prioriza as práticas relacionadas a escrita, concentrando o foco no domínio gramatical da língua, ignorando sua prática e utilização oral diária. Nosso objetivo é despertar a necessidade de uma maior compreensão do ensino da língua inglesa pela dinâmica da fala e escuta como um facilitador da interação social e troca de experiências socioculturais, para construir o papel do aluno da EJA como cidadão. Como método, realizamos uma intervenção em uma escola localizada na cidade de Guarabira, usando o auxílio de diálogos cotidianos que resultaram em: mais interesse no inglês, confiança, comunicação, dinamismo e um entendimento maior do aluno relacionado ao benefício de uma língua estrangeira além da sala de aula para a vida.