GUEDES, Karol Costa. Dificuldades de aprendizagem: a dislexia no ensino médio. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30286>. Acesso em: 24/11/2024 21:36
Do grego dus (difícil, dificuldade) e lexis (palavra), dislexia é um transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. É o transtorno de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 a 15% da população mundial é disléxica. Trata-se de dificuldades relativas a mapeamento fonético, que implica na dificuldade em correspondência com várias representações ortográficas para sons específicos; orientação espacial, que é estereotipado na confusão das letras b e d, p e q; e ordenação sequencial, de tal forma que uma pessoa pode ver uma combinação de letras, mas não as perceber na ordem correta. A fim de contribuir para o campo de pesquisas vinculadas às dificuldades de aprendizagem, especificamente no tocante ao ensino-aprendizagem de língua materna, objetivamos, através de pesquisa qualitativa e documental, e com base em teóricos como Coll, Marchesi e Palacios (2004), Santiago (2011) e Hall (2000), refletir sobre a dislexia enquanto transtorno dificultador de aprendizagem na etapa do ensino médio, além de propor estratégias pedagógicas que contribuam para atenuar essa dificuldade na última etapa escolar. Tratou-se de um trabalho que possibilitou investigação sobre a dislexia e propostas pedagógicas de sua superação em contexto educacional básico.