ARRUDA, Katiana Barbosa De et al.. Letramento zooliterário na escola. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30323>. Acesso em: 24/11/2024 20:39
A leitura é uma prática que proporciona, além de informação e entretenimento, o fomento necessário no processo de conscientização e formação crítica do indivíduo. A Literatura, por sua vez, é capaz de oferecer uma pluralidade de temas, passíveis de suscitar múltiplas maneiras de enxergar o mundo, as pessoas e a si próprio. Leitura e Literatura imbrincadas ampliam as experiências, preparam e, ao mesmo tempo, sensibilizam o leitor para as mais diversas situações. No contexto escolar, no entanto, a prática de leitura dos textos literários necessita ser ampliada, sobretudo, no Ensino Fundamental II, período no qual o aluno adquire maiores responsabilidades e se vê obrigado a caminhar com maior independência. Nessa fase, a escola desempenha um papel importantíssimo, estimulando a convivência e o respeito à diversidade, ajudando na aquisição de habilidades, na formação de valores e na construção de projetos de vida. Pensando nisso, esse projeto busca trabalhar a formação do leitor literário, com apoio da literatura de temática voltada para os animais. O interesse está em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, construir uma postura crítica e consciente na relação do homem e seu meio ambiente. Esse estudo de natureza pesquisa-ação terá como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção cuja motivação será trabalhada através do gênero conto, identificados na zooliteratura. Como referencial teórico contamos com os estudos de Candido (1972), Garrard (2006), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Lajolo (1993), Maciel (2016), Cosson (2012), entres outros.