FIRMINO, Eduardo De Souza. Livro didático: uma reflexão sociodiscursiva. Anais I CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30329>. Acesso em: 24/11/2024 19:22
Resumo: A linguagem observada no livro didático de língua portuguesa, muitas vezes, foca em um ensino descontextualizado da língua. Diante disso, justifica-se nesse trabalho a necessidade de abarcar na contextualização do ensino de língua portuguesa do ensino básico – ensino fundamental II – estudos voltados às práticas sociais que são apresentadas pelos nossos discentes ao ingressarem no espaço escolar. Com isso, enfatizamos a necessidade de refletir acerca de como se processa a linguagem abordada em um livro didático de uma escola pública da rede estadual de ensino da Paraíba, localizada na cidade de Solânea/PB. Para tanto, faz-se necessário um entrelaçamento de ideias defendidas pelos letramentos sociais, mas também a inserção de estudos que entendam o funcionamento da linguagem como uma esfera que permuta conforme as mudanças que ocorrem na sociedade e, por isso, cabe à escola enquanto órgão regulador do ensino de compreender quaisquer manifestações socioculturais. Para a coleta de dados, utilizamos a estratégia de uma pesquisa-ação, cujos resultados obtidos enfatizam a necessidade de práticas docentes direcionadas ao estudo dinâmico e democrático da linguagem.