MULTIMODALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
"2017-07-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30334 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 199 "titulo" => "MULTIMODALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Diversos trabalhos recentes (DIONÍSIO, 2011; ROJO, 2012; RIBEIRO, 2016) têm apontado para o crescente uso de recursos multimodais nos textos escritos, resultado, em parte, das transformações tecnológicas e das forças globalizantes contemporâneas (BAUMAN, 1999). Nesse contexto, o trabalho com gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016) em sala de aula precisa levar em conta a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) inerente aos textos. Faz-se necessário, portanto, um trabalho de formação docente que aguce o olhar para essa questão. Neste trabalho, buscamos diagnosticar em que medida os professores em formação estão sendo preparados para produzir materiais didáticos (MD) que realcem na sala de aula a importância da multimodalidade para a compreensão de textos. Tomamos como corpus seis atividades de compreensão de texto produzidas por alunos de Letras-Inglês de uma Universidade Federal brasileira. Categorizamos os MD produzidos por esses alunos quanto à apresentação ou não dos textos em seu design original, e analisamos também se as perguntas funcionavam como espaço expansivo (NININ, 2013) para reflexões sobre aspectos multimodais dos textos trabalhados. Os resultados obtidos apontam para a ausência de reflexões sobre a multimodalidade nas perguntas de compreensão textual e para um apagamento dos elementos multimodais nos textos da maioria dos MD analisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 -\u{A0}\u{A0}OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA8_ID199_10072017211020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE PEREIRA BORBA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PHILIPE ARAUJO" "autor_email" => "p.araujo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30334 "edicao_id" => 68 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 199 "titulo" => "MULTIMODALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO" "resumo" => "Diversos trabalhos recentes (DIONÍSIO, 2011; ROJO, 2012; RIBEIRO, 2016) têm apontado para o crescente uso de recursos multimodais nos textos escritos, resultado, em parte, das transformações tecnológicas e das forças globalizantes contemporâneas (BAUMAN, 1999). Nesse contexto, o trabalho com gêneros discursivos (BAKHTIN, 2016) em sala de aula precisa levar em conta a multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) inerente aos textos. Faz-se necessário, portanto, um trabalho de formação docente que aguce o olhar para essa questão. Neste trabalho, buscamos diagnosticar em que medida os professores em formação estão sendo preparados para produzir materiais didáticos (MD) que realcem na sala de aula a importância da multimodalidade para a compreensão de textos. Tomamos como corpus seis atividades de compreensão de texto produzidas por alunos de Letras-Inglês de uma Universidade Federal brasileira. Categorizamos os MD produzidos por esses alunos quanto à apresentação ou não dos textos em seu design original, e analisamos também se as perguntas funcionavam como espaço expansivo (NININ, 2013) para reflexões sobre aspectos multimodais dos textos trabalhados. Os resultados obtidos apontam para a ausência de reflexões sobre a multimodalidade nas perguntas de compreensão textual e para um apagamento dos elementos multimodais nos textos da maioria dos MD analisados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 07 -\u{A0}\u{A0}OS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MATERIAIS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV080_MD1_SA8_ID199_10072017211020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PHILIPE PEREIRA BORBA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "PHILIPE ARAUJO" "autor_email" => "p.araujo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-conbrale" "edicao_nome" => "Anais I CONBRALE" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2017" "edicao_logo" => "5e49ee27ca2f7_16022020223639.jpg" "edicao_capa" => "5f18452ce3393_22072020105452.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-07-24 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }