Este artigo propõe uma reflexão sobre o processo de ensino de literatura na perspectiva da análise semiótica e do conceito de leitor imersivo, discutindo as práticas de leitura para formação do leitor literário na perspectiva do letramento. A compreensão é que um dos maiores e mais ousados desafios da escola é propiciar aos educandos momentos que possam despertar-lhes o gosto pela leitura, afeição ao texto e a sede pela descoberta. Para este estudo, partimos da hipótese de que a relação entre literatura e cinema pode aproximar o aluno do texto literário por meio da construção de referências visuais e análise das diferentes possibilidades narrativas próprias das linguagens literária e cinematográfica. Este estudo fundamenta-se em estudos teóricos na perspectiva da análise semiótica e do conceito de leitor imersivo (SANTAELLA, 2012); do modelo interacional (KLEIMAN, 2008); do letramento literário (COSSON, 2012) e para a relação entre cinema e literatura (STAM, 2008; Figueiredo, 2010). Sendo assim, acredita-se que, a partir da realização de práticas de leitura do texto literário em associação à linguagem cinematográfica, é possível o desenvolvimento de habilidades de leitura e aproximação dos leitores iniciantes da literatura.