ENTRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A LIDERANÇA DO POVO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA DA LÍDER CAMPONESA JOSEFA ERMINA COBÉ – ALAGOA NOVA (1975-1984).
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31201 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 769 "titulo" => "ENTRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A LIDERANÇA DO POVO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA DA LÍDER CAMPONESA JOSEFA ERMINA COBÉ – ALAGOA NOVA (1975-1984)." "resumo" => "Este artigo busca problematizar a história de vida da líder camponesa Josefa Ermina Cobé, representante do movimento de reforma agrária acontecido na comunidade rural Engenho Geraldo, Alagoa Nova – PB (1975 e 1984). Narrando como seu protagonismo nos movimentos sociais do campo foram antes de tudo uma pedagogia de conscientização. Pois através de suas falas ela e discursos ela conseguiu fazer com que a localidade acima citada se mobilizasse pelo direito a terra e a reforma agrária. Aqui, busco narrar a atuação desta líder, refletindo sobre suas articulações políticas como subsídios para uma história possível. Metodologicamente, utilizo os conhecimentos da História Oral de Vida, Meihy (2007), para pensar a relevância de suas memórias na construção de uma narratividade histórica. Penso as práticas de educação não-formal apontadas por Gohn (2010) como elemento norteador de sua pedagogia e adentro às suas memórias, quando busco fazer um exercício semelhante ao de Halbwachs (2006), quando pensa a natureza intrínseca das memórias individuais dos sujeitos, que se entrelaçam com a coletividade. Busco com esta pesquisa perceber que com as narrativas desta personagem é possível construir a história dos movimentos sociais do campo, na paraíba no período ditatorial. Pois em seus relatos sobre sua atuação, expressados sobretudo nas “rezas” e nos discursos eloquentes proferidos em público que a seguia, ela projeta uma escrita de si, Foucault (1992), que se consolida na sua subjetividade. Este trabalho faz parte de uma pesquisa mestrado intitulada: Engenho de Memórias: mulheres camponesas e a luta pela terra no Engenho Geraldo, Alagoa Nova-PB (1975-1984), concluída em 2016, pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (PPGH/UFPB)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD12 - Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "MEMÓRIAS, LIDERANÇA CAMPONESA, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ESCRITA DE SI., ESCRITA DE SI." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA12_ID769_17082017100034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADSON PEREIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JADSON VIEIRA" "autor_email" => "jadsonpv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31201 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 769 "titulo" => "ENTRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A LIDERANÇA DO POVO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIAS DE VIDA DA LÍDER CAMPONESA JOSEFA ERMINA COBÉ – ALAGOA NOVA (1975-1984)." "resumo" => "Este artigo busca problematizar a história de vida da líder camponesa Josefa Ermina Cobé, representante do movimento de reforma agrária acontecido na comunidade rural Engenho Geraldo, Alagoa Nova – PB (1975 e 1984). Narrando como seu protagonismo nos movimentos sociais do campo foram antes de tudo uma pedagogia de conscientização. Pois através de suas falas ela e discursos ela conseguiu fazer com que a localidade acima citada se mobilizasse pelo direito a terra e a reforma agrária. Aqui, busco narrar a atuação desta líder, refletindo sobre suas articulações políticas como subsídios para uma história possível. Metodologicamente, utilizo os conhecimentos da História Oral de Vida, Meihy (2007), para pensar a relevância de suas memórias na construção de uma narratividade histórica. Penso as práticas de educação não-formal apontadas por Gohn (2010) como elemento norteador de sua pedagogia e adentro às suas memórias, quando busco fazer um exercício semelhante ao de Halbwachs (2006), quando pensa a natureza intrínseca das memórias individuais dos sujeitos, que se entrelaçam com a coletividade. Busco com esta pesquisa perceber que com as narrativas desta personagem é possível construir a história dos movimentos sociais do campo, na paraíba no período ditatorial. Pois em seus relatos sobre sua atuação, expressados sobretudo nas “rezas” e nos discursos eloquentes proferidos em público que a seguia, ela projeta uma escrita de si, Foucault (1992), que se consolida na sua subjetividade. Este trabalho faz parte de uma pesquisa mestrado intitulada: Engenho de Memórias: mulheres camponesas e a luta pela terra no Engenho Geraldo, Alagoa Nova-PB (1975-1984), concluída em 2016, pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (PPGH/UFPB)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD12 - Movimentos Sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "MEMÓRIAS, LIDERANÇA CAMPONESA, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ESCRITA DE SI., ESCRITA DE SI." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA12_ID769_17082017100034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADSON PEREIRA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "JADSON VIEIRA" "autor_email" => "jadsonpv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }