INDISCIPLINA ESCOLAR: FATORES QUE INFLUENCIAM COMO CAMINHOS PARA MODIFICAÇÃO DA PRÁTICA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31249 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 522 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "INDISCIPLINA ESCOLAR: FATORES QUE INFLUENCIAM COMO CAMINHOS PARA MODIFICAÇÃO DA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo teve sua origem a partir de uma pesquisa com o objetivo de compreender quais os fatores responsáveis pela incidência da indisciplina dos alunos, numa Escola Municipal localizada na zona rural do município de Alagoa Nova / PB. A indisciplina no âmbito escolar afeta diretamente no processo de ensino e aprendizagem, trata-se de um tema de suma seriedade, que se tornou um dos principais motivos de discussão e preocupação no contexto escolar, de modo a ganhar certa relevância e abrangência em estudos acadêmicos, devido as crescentes incidências em se tratando desse fenômeno, fruto de uma sociedade na qual os valores humanos vêm sendo ignorados, fazendo-se necessário trabalhá-los com maior ênfase. Com base no contexto exposto, iniciamos nossa pesquisa relacionando os aspectos observados na escola campo, com a teoria estudada e percebemos a necessidade de maior aprofundamento sobre o assunto. Nesse sentido, antes de qualquer abordagem sobre o tema em si, viu-se a importância de compreender o conceito de indisciplina para só a partir de então, conseguirmos entender, de forma mais ampla, que se trata de um comportamento resultante da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e o adolescente, aliando os fatores sociais externos às causas internas produzidas pela própria escola. No desenvolvimento da pesquisa, observou-se que o problema de indisciplina escolar pode estar no educando, na família ou no próprio ambiente escolar. Assim sendo, devemos nos atentar ao meio cultural, escolar, e principalmente, na metodologia e didática empregada pelo educador. É comum as causas da indisciplina, no contexto educacional, serem atribuídas a uma educação de cunho familiar, no entanto, como ressalta Oliveira (2005), esse é apenas um dos muitos motivos. Segundo o autor, toda ação indisciplinada é na verdade uma reação e que existem vários fatores determinantes dessa conduta. Com base nessas informações, nossa pesquisa foi realizada em cunho qualitativa, visando à construção da realidade, levando em conta o contexto social dos sujeitos envolvidos. Para tal, a observação foi o ponto chave para averiguar a concepção dos sujeitos da escola e suas relações com os fatores que influenciam a indisciplina escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ESCOLA, INDISCIPLINA, FATORES RESPONSÁVEIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID328_09092017203421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELA ALVES PEQUENO" "autor_nome_curto" => "MIKAELA ALVES" "autor_email" => "mikaelapequeno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31249 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 522 "inscrito_id" => 328 "titulo" => "INDISCIPLINA ESCOLAR: FATORES QUE INFLUENCIAM COMO CAMINHOS PARA MODIFICAÇÃO DA PRÁTICA" "resumo" => "O presente artigo teve sua origem a partir de uma pesquisa com o objetivo de compreender quais os fatores responsáveis pela incidência da indisciplina dos alunos, numa Escola Municipal localizada na zona rural do município de Alagoa Nova / PB. A indisciplina no âmbito escolar afeta diretamente no processo de ensino e aprendizagem, trata-se de um tema de suma seriedade, que se tornou um dos principais motivos de discussão e preocupação no contexto escolar, de modo a ganhar certa relevância e abrangência em estudos acadêmicos, devido as crescentes incidências em se tratando desse fenômeno, fruto de uma sociedade na qual os valores humanos vêm sendo ignorados, fazendo-se necessário trabalhá-los com maior ênfase. Com base no contexto exposto, iniciamos nossa pesquisa relacionando os aspectos observados na escola campo, com a teoria estudada e percebemos a necessidade de maior aprofundamento sobre o assunto. Nesse sentido, antes de qualquer abordagem sobre o tema em si, viu-se a importância de compreender o conceito de indisciplina para só a partir de então, conseguirmos entender, de forma mais ampla, que se trata de um comportamento resultante da multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e o adolescente, aliando os fatores sociais externos às causas internas produzidas pela própria escola. No desenvolvimento da pesquisa, observou-se que o problema de indisciplina escolar pode estar no educando, na família ou no próprio ambiente escolar. Assim sendo, devemos nos atentar ao meio cultural, escolar, e principalmente, na metodologia e didática empregada pelo educador. É comum as causas da indisciplina, no contexto educacional, serem atribuídas a uma educação de cunho familiar, no entanto, como ressalta Oliveira (2005), esse é apenas um dos muitos motivos. Segundo o autor, toda ação indisciplinada é na verdade uma reação e que existem vários fatores determinantes dessa conduta. Com base nessas informações, nossa pesquisa foi realizada em cunho qualitativa, visando à construção da realidade, levando em conta o contexto social dos sujeitos envolvidos. Para tal, a observação foi o ponto chave para averiguar a concepção dos sujeitos da escola e suas relações com os fatores que influenciam a indisciplina escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "ESCOLA, INDISCIPLINA, FATORES RESPONSÁVEIS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID328_09092017203421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELA ALVES PEQUENO" "autor_nome_curto" => "MIKAELA ALVES" "autor_email" => "mikaelapequeno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }