BRITO, Thays Evelin Da Silva et al.. Ludicidade: algumas reflexões históricas.. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31268>. Acesso em: 25/11/2024 00:30
Discutir sobre lucidicidade vem ganhando espaço cada vez mais saliente no mundo acadêmico e na formação de futuros professores devido sua relevância na aplicabilidade das aulas que visam promover uma aprendizagem mais significativa. Por isso, é necessário conhecer sobre como se deu a origem do lúdico para compreender melhor seu lugar na promoção da aprendizagem. Nesse contexto, o estudo desenvolvido tem como objetivo proporcionar reflexões a respeito da ludicidade em seu contexto histórico. Nosso intuito é contribuir com um estudo que forneça aos educadores uma melhor compreensão sobre o enfoque desse trabalho. A ludicidade é a essência do ensino, é uma forma da criança se comunicar, influenciando no aprendizado. A magnitude do lúdico no desenvolvimento da criança tem sido demostrada por muitos autores que apontam a importância proporcionada no ensino-aprendizagem, com muitas maneiras de levar o educando ao aprendizado de forma motivada e significativa. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica, utilizamos a realização de leituras com base em autores como: Almeida (2011), Melo(2005), Piaget(1998), Vygotsky (1984), dentre outros estudiosos que apresentaram estudos importante sobre a temática. Este trabalho proporciona uma leitura significativa sobre a ludicidade e sua importância no decorrer da história desde o momento da descoberta de sua real relevância no aprendizado desde a educação infantil. Com a sua proporção é possível fazer uma breve caminhada histórica sobre a origem da palavra jogo, além de saber algumas contribuições cientificas sobre este recurso indispensável no campo de ensino. O resultado dos jogos e brincadeiras é a formação do processo e desenvolvimento do ser humano, portanto deve ser inserido como instrumento didático na prática educacional enfatizando a necessidade do professor ter um planejamento onde a base teórica não possa faltar à utilização do lúdico como recurso de ensino e aprendizagem.