VALLE, Waleska De Almeida. O estágio supervisionado e a formação inicial em geografia. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31304>. Acesso em: 25/11/2024 00:26
A possibilidade que é dada ao licenciado com o Estágio Supervisionado é o melhor de todos os laboratórios do curso de Geografia, pois, é nele que se coloca em prática todos os métodos de Ensino-Aprendizagem de forma concreta e adequada a cada realidade encontrada em sala de aula. Os conceitos e temas estudados pela geografia devem ser peças fundamentais nas aulas, pois será através destes que o aluno terá uma nova visão e dará um novo conceito ao estudo desta disciplina que é considerada enfadonha e que precisa de dinamismo para fixação de seus conteúdos. O artigo irá abordar as possiblidades e os desafios enfrentados nas primeiras experiências entre o licenciado e a sala de aula, as dificuldades em integrar teoria e prática, e a vivência com uma Geografia que aproxime as teorias geográficas à vida social do grupo trabalhado. A observação em sala de aula foi a metodologia utilizada para análise do presente artigo onde a turma do 7º ano B do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio professor Itan Pereira, foi no nosso laboratório de estudo prático. O objetivo do presente trabalho foi analisar as mudanças de postura e de adequação das novas práticas pedagógicas e metodológicas que os novos professores encontraram no seu cotidiano escolar. Foram feitas leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao trabalho sobre como a LDB trata a caracterização da escola, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, assim como a importância do Estágio Supervisionado para a construção de experiências em prática de Geografia. Como resultado ficou visível que a construção da educação, principalmente em geografia, é uma tarefa árdua, deixando perceptível como a docente se empenhou na busca de aproximar o global do local dentro de seus conteúdos, e mesmo diante deste empenho, percebeu-se que os alunos muitas vezes não conseguem fazer essa relação, que é imprescindível na aprendizagem da geografia. A estrutura do trabalho está dívida em 1. Introdução, 2. Caracterização da escola, 3.A turma observada, 4. O ensino – aprendizagem, 5. Reflexões acerca da Geografia escolar no processo de realização estágio O cotidiano das aulas.