ROCHA, Carolina. Os manuais de civilidade no jornal, o publicador (1862-1886).. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31345>. Acesso em: 24/11/2024 22:12
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica, entre os meses de agosto de 2016 a julho de 2017, com o projeto intitulado de Manuais de civilidade na imprensa da Paraíba Oitocentista: indícios de práticas educativas. Esse estudo insere-se no universo das práticas culturais e no bojo das discussões acerca da história da educação paraibana. Buscamos nesse estudo apreender as práticas educativas no século XIX através da imprensa e dos impressos. Desta forma, utilizamos como fonte principal para esse estudo no âmbito da imprensa paraibana, o jornal O Publicador, considerado pela historiografia paraibana como sendo um jornal de cunho liberal e o primeiro jornal diário da província da Parahyba do Norte, impresso pela Typografia de José Rodrigues da Costa. Por meio da leitura dos anúncios do jornal em questão, chegamos aos manuais de civilidade que eram vendidos no jornal, utilizamos ainda a historiografia disponível sobre o jornal e os livros. O recorte temporal se delimita entre os anos de 1862 a 1886, período de circulação do jornal. Desenvolvemos três objetivos na pesquisa, de início buscamos identificar quais os manuais de civilidade que eram anunciados pelo jornal e se eram confeccionados na mesma tipografia onde era impresso o jornal. Após esse levantamento realizamos a identificação dos livros que poderiam ser considerados como sendo manuais de civilidade e procurando também identificar as incidências desses livros nos anúncios do jornal. E por fim tentamos indicar o saber histórico escolar e os métodos utilizados para ensinar o conteúdo dos livros nas escolas. A efetivação da pesquisa ocorreu através de elaboração de tabelas que visaram facilitar a visualização dos livros e sua incidência, recorremos também a textos para melhor compreender acerca dos saberes escolares e a estruturação dos livros. Constatamos sete títulos de livros como sendo manuais de civilidade à venda no jornal, identificamos que alguns desses manuais estavam nas listas das instituições escolares do período e os principais conteúdos que os livros queriam passar seriam os de instruir a sociedade no âmbito da moral, da virtude e de questões religiosas.