PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31351 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => """ PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA \r\n PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO """ "resumo" => "Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA5_ID1111_21082017225122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RISONEIDE" "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31351 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 444 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => """ PÊ DE PAI, POESIA E PALAVRA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA \r\n PARA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO """ "resumo" => "Resumo: Partindo do pressuposto que a literatura infantil contribui significativamente para a ampliação de mundo, para a constituição de repertórios intelectuais, de ficção imaginária e formas de estética no aprendizado de leitura do pequeno leitor, buscaremos discutir, previamente, neste trabalho o lugar dessa literatura como fundamental e determinante para formação leitora das crianças pequenas, com ênfase no ensino de estratégias de leitura. Nesse sentido, abordaremos o papel do mediador, evidenciando suas contribuições e relevância diante deste processor de aquisição e formação do leitor. Como objeto de nossa investigação, apresentaremos a análise do livro infantil, Pê de pai (2013), de autoria da Isabel Minhós Martins e com ilustrações de Bernardo Carvalho. Em um texto de formas poéticas e rápidas nos é apresentada a cumplicidade presente na relação entre pai e filho, além disto, Pê de Pai, motiva o leitor ao exame cuidadoso de observação das diversas personagens que o pai adota para alegrar, descontrair e, até mesmo, chamar atenção do filho, de forma prazerosa e descontraída. As construções simples são complementadas pela ilustração de forma lúdica e que, certamente, atrai pela possibilidade de permitir a criança compreender através das cores e formas as metáforas presentes na narrativa, dando assim sentido ao texto. Apresentaremos ainda, uma proposta de estratégias de leitura segundo os pressupostos de GIROTTO E SOUZA (2010), considerando a importância do ensino de estratégias de leitura para o pequeno leitor da Educação Infantil. Para fundamentação utilizaremos AGUIAR (2001) para discussão sobre Literatura Infantil, CADEMARTORI (2010), TINOCO E STERPHANI (2016) sobre o papel do mediador na formação de leitores literários, entre outros" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD05 - Ensino de linguagens e suas tecnologias" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITOR, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA5_ID1111_21082017225122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RISONEIDE RIBEIRO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RISONEIDE" "autor_email" => "risoneideribeiroufcg@hotm" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }