PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31361 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 870 "titulo" => "PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID870_14082017184415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOZANA DANIZE LOPES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HOZANA SOUZA " "autor_email" => "hozanadanize.l@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31361 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 191 "inscrito_id" => 870 "titulo" => "PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância do PIBID – Programa de Iniciação à Docência – subprojeto de História/UFRN-CERES no processo de construção da identidade docente a partir das experiências obtidas no CEJA – Centro Educacional José Augusto, entre o período de 2015 e 2016. A atuação dos bolsistas na escola consistiu em intervenções e oficinas realizadas na sala de aula além de outros eventos desenvolvidos como a II Semana de História do CEJA. Ainda temos como base outras atividades realizadas na universidade, como os Cursos de Formação e Cines PIBID que objetivam refletir acerca do Ensino de História e temas atuais. De acordo com o principal objetivo do programa que é o de proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma percepção do ensino na educação de Nível Básico, consideramos como nossa principal finalidade demonstrar de que forma o PIBID auxilia no processo de formação da prática docente. É através dessa perspectiva, portanto, que consideramos essencial a participação do graduando no espaço escolar, já que ele se caracteriza como diverso. Diante disso, também se faz necessária uma base de discussões que envolva reflexões e problematizações formativas acerca do cotidiano escolar, pois essas práticas e experiências se configuram como um verdadeiro laboratório primordial para a formação do professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID870_14082017184415.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOZANA DANIZE LOPES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HOZANA SOUZA " "autor_email" => "hozanadanize.l@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }