BRITO, Raissa Priscila Pereira De et al.. Trabalhando a autoestima no ambiente escolar. Anais COPRECIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31419>. Acesso em: 24/11/2024 23:18
Esse projeto foi organizado como método de intervenção, com caráter exploratório com base na necessidade dos alunos do turno da noite de uma Escola Municipal de Campina Grande. Observamos que os alunos apresentam uma autoestima baixa que necessita ser explorada de forma dinâmica, pois muitos dos alunos do turno da noite são pessoas idosas que estão buscando alcançar uma aprendizagem após algum tempo distante da sala de aula. Para vencer os objetivos propostos, o desenvolvimento do projeto consistiu na explanação do significado da autoestima, e dos efeitos causados na vida de cada indivíduo, como também na apresentação de dinâmicas que favoreceram a participação em grupo e a autovalorização. Debates, conversações e outras atividades diversificadas também são propostas atribuídas para a realização deste projeto. O aluno com a autoestima elevada tem mais facilidade para se relacionar com os colegas, é mais produtivo, desenvolve-se melhor, e percebe que é digno de respeito, amor, confiança e sucesso, tendo facilidade em adaptar-se aos ambientes que está inserido, e quando colocado em situações contrárias sabe portar-se da melhor forma para que seus problemas sejam resolvidos, visto que o estimulo da autoestima é um fator essencial para o desenvolvimento dos alunos, pois estes se tornam confiantes e tem uma boa percepção de conquistas e realizações. Por outro lado, a baixa autoestima não permite que o aluno se sinta seguro, tornando mais difíceis os desafios intrínsecos ao processo de aprendizagem, o medo de errar o impede de participar das atividades e se expressar dentro de sala. A escola tem um importante papel que é de incentivar o discente na elevação da autoestima colaborando no processo de ensino aprendizagem, esse incentivo acontece no dia a dia em sala de aula, quando o professor mostra ao aluno que o espaço educacional que ele está inserido é um local de interação e participação e que esse suporte oferecido pela escola reflete no desenvolvimento e amadurecimento dos alunos, tornando-os cidadãos capazes de superar os obstáculos e enfrentar os seus medos demonstrando amor ao próximo e a si mesmo, gerando assim um processo de troca de conhecimentos, saberes e experiências. Mas o estimulo da autoestima nos alunos não é papel apenas da escola, cabe também à família à construção desse autoconhecimento e ajuda em manter um ambiente familiar sadio em que o aluno possa receber incentivos positivos para a construção da sua identidade, tornando-se seres humanos bem resolvidos e motivados para a vida. Diante do que foi exposto pudemos observar que os alunos do período noturno, apresentavam a autoestima muito baixa. No entanto, após realizarmos a palestra sobre autoestima e algumas dinâmicas de socialização entre eles, percebemos que os mesmos apresentaram uma boa aceitação sobre o tema abordado e acreditamos que as discussões propostas servirão de apoio apara a elevação de sua autoestima. Possivelmente esses alunos poderão se tornar agentes ativos de sua própria vida, utilizando o potencial de poder de se comportar como instrumento de ação para a transformação do ambiente.