A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31534 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, TEMPORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID926_21082017232055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TAÍS HANEY" "autor_email" => "taishaney@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31534 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "A HISTÓRIA ENSINA? DESAFIOS DO TEMPO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história e sua missão pedagógica em diferentes experiências temporais. A partir do diálogo com a história do tempo presente e os regimes de historicidade construídos por Hartog, procurou-se levantar algumas reflexões sobre a função da história e do ensino de história dentro desses regimes, percebendo diferentes desígnios da história na sociedade com base no estudo das categorias citadas. O artigo procurou também destacar alguns desafios encontrados no campo da história e do seu ensino perante a aceleração do tempo e das inovações tecnológicas, sua incorporação na sociedade e consequentemente no ambiente escolar. Mediante as ponderações que serão realizadas nesse texto buscaremos estabelecer uma relação entre tempo e ensino de história, analisando a relevância deste conjunto em cada regime de historicidade delineado ao logo do texto e em especial no período contemporâneo. Para este trabalho abordamos a revisão de literatura para ancorar os conceitos e reflexões. A partir do estudo teórico conseguimos perceber as concepções de história que marcam cada período histórico demarcados por “regime” e como as narrativas sobre o papel da história vão modificando e atribuindo sentidos a historiografia, mentalidade e relações políticas e sociais. Não há como conceber a história dissociado do período em que está inserida por isso acreditamos que o diálogo da história frente a sua trajetória é imprescindível para o entendimento dela enquanto ciência e participação na construção social. Compreendendo a importância de questionar-se sobre a teoria e o papel que a história desempenha na nossa sociedade, esperamos colaborar para o nicho de questões referentes ao campo da história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD08 - História Cultural das Práticas Educativas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, TEMPORALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA8_ID926_21082017232055.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TAÍS HANEY" "autor_email" => "taishaney@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }