OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31587 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 953 "titulo" => "OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS" "resumo" => "O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção. Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EXPERIMENTO, DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID953_21082017231039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA MORAES BATISTA LISBOA" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandra_skb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31587 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 451 "inscrito_id" => 953 "titulo" => "OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS" "resumo" => "O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção. Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EXPERIMENTO, DINÂMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID953_21082017231039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA MORAES BATISTA LISBOA" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandra_skb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }