SILVA, Raquel Soares Da et al.. Convivendo com a horta na escola. Anais II CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/33328>. Acesso em: 24/11/2024 21:07
O projeto “Convivendo com a horta na escola” teve a proposta de educar os discentes de uma cooperativa educacional a ter uma alimentação mais saudável por meio do cultivo de hortaliças por eles mesmos no espaço escolar, tornando-se possível acompanhar todo o processo fisiológico da planta e suas respectivas fases, e ainda utilizar espaços da escola que antes não tinham fins. Conhecer como são cultivados os alimentos pode despertar no educando um senso de responsabilidade, conscientização e compromisso com sua própria alimentação e atingir todos que estão ao seu redor. A implantação de uma horta orgânica com o uso de canteiros econômicos e reuso de materiais recicláveis é uma ferramenta imprescindível para trabalhar questões relacionadas ao meio ambiente além de permitir a interdisciplinaridade para melhorar, principalmente, a qualidade da educação e despertar a vontade de aprender, a fim de promover uma reeducação alimentar saudável, como também a sensibilização de que é preciso buscar alternativas sustentáveis de produção de alimentos com a cooperação de toda comunidade escolar. O tema horta é abrangente e relaciona-se facilmente aos diversos assuntos que são abordados no Ensino Fundamental II e, por ser um laboratório vivo, fora da sala, propicia uma aula mais prazerosa e dinâmica além do contato com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e orgânicos. É importante ressaltar que essas novas gerações consomem cada vez mais produtos industrializados e a cultura de alimentações naturais e coloridas está se perdendo, sendo trocadas por alimentos prontos, ricos em gordura, açúcar e sódio, deixando crianças e adolescentes obesos e com problemas graves de saúde.