CORREIA, Alice Pedrosa et al.. O ensino da ciência do solo em escola de nível médio. Anais II CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/33678>. Acesso em: 24/11/2024 21:15
Educação ambiental no meio escolar pode contribuir para a minimização dos problemas ambientais como também auxiliar em uma melhor perspectiva de qualidade de vida. Nesse contexto, para uma melhor percepção desse elemento natural devemos compreende-lo como a junção de diversos fatores ecológicos, propagando o seu papel na natureza e sua importância na vida do homem de forma a garantir o bem-estar e sustentabilidade do espaço no qual está integrado. Essa propagação ocorre por meio do ensino da ciência do solo que é primordial para que se compreenda os processos de formação do solo, e consequentemente, a sua conservação para a manutenção do meio ambiente. A pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento sobre a importância do estudo e preservação do solo para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal-PB. Buscando empregar com o auxílio destes alunos uma nova visão para essa temática. Para obtenção das informações a fim de atender o objetivo da pesquisa foram aplicados questionários compostos por 10 questões exclusivamente de caráter objetivo, para alcançar o nível de conhecimento dos alunos sobre solo, e a partir deles, elaborar práticas com temas que abrangem desde o material de origem do solo até os processos que degradam o mesmo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam conhecimento superficial sobre o tema, mostrando a necessidade da inclusão da temática, de maneira acentuada para a construção de uma percepção sobre a importância do solo para a vida humana. Com isso, percebe-se a importância do conhecimento e estudos do solo, bem como a necessidade de implantar a educação em solos no âmbito escolar.