PESSOA, Ana Cláudia Bandeira et al.. . Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35>. Acesso em: 24/11/2024 22:32
Este artigo resultou dos estudos teóricos realizados através da associação do projeto de extensão, “Pedagogia hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE/UERN), que objetiva discutir a construção de saberes docentes no contexto hospitalar contribuindo para o desenvolvimento intelectual, cultural e emocional e a recuperação de crianças em processo de internação, com o projeto de ensino “PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura”, que tem como meta a estruturação de uma brinquedoteca no curso de Pedagogia, do Departamento de Educação do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia/UERN, visando fortalecer a formação inicial dos pedagogos para a docência, bem como, a atuação desses em espaços escolares e não escolares. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentada nos estudos de Wolf (2011), Gimenes (2011), Cardoso (2011), Mascioli (2008), Cunha ( 2009), Kailer; Mizunuma (2009), Calegari (2003), Santos (1995). No ambiente hospitalar há a necessidade de um profissional que vise a promoção do atendimento integral à criança enferma, juntamente com os profissionais da saúde, e essa função desenvolvida pelo pedagogo hospitalar/brinquedista contribui no processo de recuperação da criança enferma a partir da aplicação de alternativas lúdico-pedagógicas. Desse modo, as leituras realizadas revelaram a importância da inclusão da ludicidade no hospital como ferramenta capaz de modificar situações desagradáveis advindas do processo de internação ou do tratamento terapêutico, uma vez que se propõe a cuidar e educar de modo integrado.