IVAZAKI, Ana Claudia Dias et al.. A cultura do branqueamento nos brinquedos infantis. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3507>. Acesso em: 24/11/2024 22:46
A cultura do branqueamento se faz presente nos brinquedos que são elaborados para as crianças, no sentido de legitimar um grupo social apenas pela aparência e introduzir implicitamente um padrão estabelecido pela sociedade para as novas gerações. A pesquisa nasceu da inquietação de observar as seções das lojas de brinquedos de Campina Grande-PB, nas quais nota-se a ausência de bonecas e bonecos que representem a diversidade étnica presente no Brasil. A disseminação do padrão de beleza europeizado, que exalta um modelo e menospreza outro, contribui de maneira significativa na construção de um distanciamento da realidade pode trazer para as crianças, especialmente as negras a falta de um referencial positivo de sua negritude onde o negro não é representado de maneira positiva quando a seus aspectos físicos, é importante desde cedo oportunizar as crianças a convivência com brinquedos com os quais ela possa se identificar.