RESUMOEste trabalho trata da formação docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, em especial, de uma pesquisa exploratória que objetivou conhecer as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID. O estudo fundamentou-se nos estudos de Diniz Pereira (2002), Guimarães (2004) e Paiva (2003) que tratam da formação docente. Dez (10) alunos dos cursos de Licenciaturas da UVA de Biologia, Física, Filosofia, Letras e de Pedagogia, sendo dois de cada curso e atuando em diferentes escolas integrantes do Programa, responderam um questionário com questões semi-abertas no qual estes puderam refletir sobre o PIBID apontando as contribuições para a sua formação docente. Os participantes percebem, pois apontaram algumas conquistas alcançadas por meio de sua atuação no PIBID:crescimento pessoal através de novas experiências com seus pares e professores experientes, e acadêmico a partir do confronto entre teoria e prática educativa que possibilitaram a reconstrução de conhecimentos sobre a docência.