O trabalho tem como escopo caracterizar a prática de professores da rede pública da microrregião de Floriano/PI, frente às principais queixas e dificuldades escolares. Fizeram parte da pesquisa 14 (quatorze) professores, atuantes em diferentes escolas da região. Os dados coletados apontaram-se aspectos quanto as dificuldades no aprendizado de Língua Inglesa, as concepções acerca da aprendizagem, as estratégias de avaliação na Língua Inglesa e as metodologias de ensino utilizadas em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa de aspecto qualitativo – descritiva. Os dados foram submetidos à técnica de análise da Hermenêutica de Profundidade seguindo suas três etapas: Análise Sócio-Histórica; Análise de Conteúdo; e (Re) Interpretação. Os resultados revelaram que muitos educadores sentem a necessidade de buscar outros meios que possam favorecer o seu alunado, entretanto a própria formação específica precária na área, os impossibilita de ampliar seu olhar em torno das particularidades do aprendizado da língua inglesa.