MEDEIROS, Jarles Lopes De. Sexualidade na escola: para além das questões biológicas. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3702>. Acesso em: 24/11/2024 23:40
Este trabalho tem como objetivo principal discutir a sexualidade no campo educacional. Para tanto, fez-se necessário, num primeiro momento, um estudo teórico articulado à realidade cultural brasileira no que diz respeito às questões da sexualidade. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo onde foi possível fazer uma articulação com os elementos teóricos. Os sujeitos da pesquisa foram os professores da rede pública de ensino. A metodologia utilizada foi a observação participante e entrevistas abertas, onde os entrevistados foram convidados a falar livremente sobre o tema. Ao final, é possível perceber que as questões relativas à sexualidade estão intrínsecas ao ambiente social e cultural, sendo impossível discuti-las de forma unilateral. Uma abordagem sociológica, antropológica e educacional foi imprescindível para se chegar à conclusão que a sexualidade faz parte da condição humana e está presente em todos os lugares e que a escola não pode se omitir diante de tais discussões.