HISTÓRIAS QUE DEVERIAM SER CONTADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Maria Alveni Barros Vieira (Professora- UFPI)Maria Goreth de Sousa Varão (Professora-UFPI)Antônia Agna Alves de Andrade (Aluna-UFPI)Valéria Belo de Moura Silva(Aluna-UFPI)Neste artigo, relatamos parte de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos. Tal projeto tem como finalidade investigar o processo histórico de formação e desenvolvimento da sociedade picoense, objetivando sistematizar um conjunto de saberes que possa ser utilizado como material didático nos primeiros anos do ensino fundamental. O texto, ora apresentado, refere-se especificamente aos dados compilados sobre a sociedade picoense na primeira metade do século XX, em obras literárias e nos depoimentos de pessoas que vivenciaram o período, sendo-nos imprescindível buscar apoio nos aportes teóricos da História Local como elaborados por Silva (1988). As informações, até então levantadas, permitem-nos inferir que, em princípios do século XX, Picos (PI) constituía uma pequena cidade sertaneja com feições predominantemente rurais cujos costumes encontravam-se vinculados às atividades econômicas e culturais pertinentes à sua tradição, como: a farinhada, a moagem, a vaquejada e as festas religiosas. Palavras-chave: História Local. Picos (PI). Ensino Fundamental.