INTRODUÇÃO: Neste trabalho relataremos uma experiência pedagógica vivenciada no programa formativo PIBID/CAPES/UERN, a partir de uma entrevista realizada com 05 (cinco) moradores do bairro Manuel Deodato, em Pau dos Ferros – RN, por ocasião da IV Feira de Ciências da Escola Estadual Profa. “Maria Edilma de Freitas”, escola-campo do PIBID Letras/Português. Este fazer acadêmico está respaldado em Brasil (1999); Brandão (2004), Castilho (1998); Foucault (2004); Marcuschi (2008); entre outros. METODOLOGIA: Através do gênero entrevista analisaremos os procedimentos discursivos, da linguagem oral dos moradores do supracitado bairro, com base nas categorias da Análise do Discurso (linha francesa), formação discursiva, formação ideológica e condições de produção. RESULTADOS: O discurso não apresenta apenas um significado, ou um sentido, ele é a expressão de cada sujeito social ideologicamente assujeitados. CONCLUSÃO: A entrevista se constitui em um fazer didático pedagógico indispensável ao trabalho com a linguagem oral versus a análise das práticas sociodiscursivas, dos sujeitos sociais.