O presente artigo apresenta algumas contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial docente de licenciandos da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB - CampusIII-Guarabira. Participaram da pesquisa 29 bolsistas e licenciandos dos cursos de Pedagogia, História, Geografia e Letras. Os dados foram analisados a partir das respostas destes bolsistas a um questionário padrão que foi aplicado. Subsequentemente foram separadas as questões que seriam, respectivamente, analisadas de forma quantitativa e qualitativa, onde os bolsistas entrevistados indicaram as principais contribuições do PIBID à formação inicial: oportunidade de conhecer o ambiente e a realidade escolar, de forma que possam interagir e vivenciar práticas docentes; no currículo; formação/construção da identidade docente; desenvolvimento da reflexividade docente, visão crítica/profissional e formação do professor pesquisador. Chegamos a conclusão que o PIBID contribui para formação de docentes dentro do contexto escolar que atuarão; profissionais com postura investigativa e reflexiva acerca da própria prática docente, com olhar crítico e diferenciado com relação aos diversos temas relacionados à educação.