O contexto atual da Educação Pública no Brasil é marcado por muitas reformas, que visam melhorias no ensino, com vistas a uma educação de qualidade, na qual prevaleça equidade e igualdade. Entretanto, é importante considerar que há vários fatores que ocasionam o não cumprimento desses critérios. Assim, é necessário rever o contexto histórico da educação pública, bem como as intervenções do Governo e as Políticas Públicas voltadas para o contexto da educação que viabilizam o processo de construção de leis, com fins de priorizar a melhoria do ensino-aprendizagem. O objetivo de nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre o exposto de modo a oferecer aos profissionais da educação subsidio para tomada de decisões, para assim, proporcionar aos cidadãos do Brasil um ensino atualizado e condizente ao novo contexto social, econômico e político em que vivemos. Com isso, pretendemos discutir o contexto da educação pública da atualidade, através de uma revisão bibliográfica, considerando as constantes mudanças e reformas nas políticas de intervenção voltadas à educação, além de destacar a descontinuidade dessas políticas como interferências para que haja uma progressão de sucesso. Também traz discussões acerca da universalização do ensino básico para que se consiga uma educação de qualidade, equidade e eficiência, a partir dos princípios de igualdade de direitos para todos, buscando acabar com toda e qualquer exclusão paradoxal existente no ambiente escolar. Sendo assim, utilizaremos como base teórica para essa discussão os conceitos e opiniões de alguns autores como, Marcela Garjado (2000), Elizabeth Macedo (2015), Demerval Saviani (2008), entre outros, fundamentais para ampliar o enlace acerca da Educação Pública no Brasil, suas problemáticas e desafios a serem superados. Percebemos que precisamos compreender a atual situação da Educação brasileira, considerando todos os processos de reformulações e acréscimos de Políticas Públicas que movem esse contexto de maneira significativa, com o intuito de auxiliar o atendimento financeiro as instituições públicas e ampliar o acesso gratuito nas universidades públicas.