Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de conscientizar os alunos e a população em geral sobre o descarte correto do lixo eletroeletrônico, alertando para as possíveis implicações na produção de energia elétrica no Brasil. Hoje é motivo de muitas discussões, principalmente quando se trata dos gastos excessivos por parte da população, dos impactos ambientais causados pelos processos de geração de energia e das novas alternativas disponíveis para produção da mesma. o nossa pesquisa tem como objetivo principal promover ao estudante a discussão sobre o descarte do lixo eletroeletrônico, e a produção de energia elétrica, visando à construção do conhecimento sobre os seus tipos e os processos de transformação, bem como a conscientização crítica sobre o descarte do lixo eletroeletrônico, do lixo residencial, e a produção e consumo de energia elétrica na sociedade atual. Essa discussão vem ganhando espaço tanto pela necessidade de encontrar novos caminhos para a geração de energia, que possam amenizar os impactos causados, quanto pela necessidade de conscientização por parte da população. Esta pesquisa é fruto de um projeto idealizado para ser trabalhado com uma turma do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Otávia Silveira localizada no município de Mogeiro – PB. Baseado no que apontam o IDEB, Avaliando IDEPB dos alunos que compõem a turma, tendo como diretrizes também a serem cumpridas, os PCNs e o PCN+, para o ensino de Física, optamos por trabalhar o conceito de energia fazendo uso de uma com abordagem problematizadora no ensino de Física. Os alunos desenvolveram um olhar mais critico em relação a poluição do meio ambiente e buscaram conscientizar os familiares e a comunidade me geral,
Palavras-chave: Educação Ambiental, Lixo Eletroeletrônico, Energia, Ensino de Física.