Este trabalho analisa uma proposta de oficina de charges e tirinhas humorísticas acerca do papel do capitalismo no processo de produção espacial, buscando destacar as contradições existentes na cidade vivida pelos educandos. Esta proposta foi desenvolvida no âmbito do Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB, numa turma do 1° ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Itan Pereira, na cidade de Campina Grande-PB. Teve como objetivo auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina; compreender os fundamentos do sistema capitalista e sua atuação na produção do espaço local; e, por fim, formular um pensamento crítico acerca das contradições socioespaciais existentes em sua cidade. A partir do desenvolvimento da proposta, além do interesse que foi despertado, os discentes compreenderam que o modo de produção capitalista materializa contradições no espaço geográfico, tanto no âmbito global, como no local que seu cotidiano se realiza. Portanto, a confecção das charges e tirinhas humorísticas constituiu uma importante estratégia para despertar o interesse pela Geografia, além de contribuir com uma formação do alunado pautada em princípios crítico-reflexivos.