LIMA, Maria Antonia Alves et al.. Estágio supervisionado: itinerários... trajetórias. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/393>. Acesso em: 24/11/2024 23:05
Desde a década de 90, as pesquisas sobre formação docente apontam para a necessidade de uma ressignificação da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador e produtor de diferentes saberes docentes relativos à sua profissão. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa, utilizando as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direciona o instrumento, memorial de formação oportunizando aos interlocutores uma auto-reflexão para (re) planejar ações futuras tendo em vista, seu desenvolvimento profissional e pessoal conforme, Nóvoa (2000), Passeggi (2006), Sousa (2006), dentre outros. Os dados formam produzidos tendo como colaboradoras 10 alunas do 9º bloco de Pedagogia da Universidade Federal. O processo de produção de dados efetivou-se através do memorial, que perspectivou resgatar o pensamento dos interlocutores a cerca do estágio supervisionado, oportunizando-lhes a rememoração de suas histórias formativas tecidas nas vivências da prática pedagógica. No momento, a pesquisa sinaliza para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais.