A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO CEARÁ
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42070 "edicao_id" => 89 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO CEARÁ" "resumo" => "É notável a presença das mulheres enquanto produtoras de saberes e fazeres na nossa cultura. Embora todo o processo de luta para o reconhecimento do protagonismo feminino, ainda temos uma grande lacuna em pesquisas que destaquem e valorize a participação da mulher na construção da nossa sociedade. Com a finalidade de contribuir para o estudo sobre o papel mulheres na formação da nossa sociedade, este trabalho pretende compreender a representação das mulheres no patrimônio histórico cearense a partir de jogos pedagógicos desenvolvidos pelo Instituto da Memória do Povo Cearense - IMOPEC. A instituição criou três jogos pedagógicos a partir de duas oficinas ocorridas nos anos de 2005 e 2006 com a colaboração de 33 professores de diferentes localidades do estado para serem usados como ferramentas didáticas voltadas à Educação Patrimonial. Foram selecionados dois dos três jogos, citados acima, por trazerem na sua literatura temas atrelados ao gênero feminino, que são: Bingo cultural do Ceará e Trilha da Cultura Cearense. Por meio da investigação do material pedagógico contido nas fontes, este estudo analisará o espaço e sentidos atribuídos as figuras femininas presentes nos jogos enquanto patrimônio cultural do Estado. Com o desenvolvimento desta pesquisa, procuramos perceber o espaço destinado a mulher, que tipo de narrativa compõe os textos didáticos bem como a importância atribuída às mulheres na educação patrimonial. Nesse direcionamento, esperamos contribuir para o conhecimento e valorização das mulheres e a contribuição do grupo para a memória e a cultura do povo cearense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, MULHERES, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID317_12052018000419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERREIRA" "autor_email" => "taishaney@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-conages" "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES" "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conages/2018" "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png" "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42070 "edicao_id" => 89 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 317 "titulo" => "A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO CEARÁ" "resumo" => "É notável a presença das mulheres enquanto produtoras de saberes e fazeres na nossa cultura. Embora todo o processo de luta para o reconhecimento do protagonismo feminino, ainda temos uma grande lacuna em pesquisas que destaquem e valorize a participação da mulher na construção da nossa sociedade. Com a finalidade de contribuir para o estudo sobre o papel mulheres na formação da nossa sociedade, este trabalho pretende compreender a representação das mulheres no patrimônio histórico cearense a partir de jogos pedagógicos desenvolvidos pelo Instituto da Memória do Povo Cearense - IMOPEC. A instituição criou três jogos pedagógicos a partir de duas oficinas ocorridas nos anos de 2005 e 2006 com a colaboração de 33 professores de diferentes localidades do estado para serem usados como ferramentas didáticas voltadas à Educação Patrimonial. Foram selecionados dois dos três jogos, citados acima, por trazerem na sua literatura temas atrelados ao gênero feminino, que são: Bingo cultural do Ceará e Trilha da Cultura Cearense. Por meio da investigação do material pedagógico contido nas fontes, este estudo analisará o espaço e sentidos atribuídos as figuras femininas presentes nos jogos enquanto patrimônio cultural do Estado. Com o desenvolvimento desta pesquisa, procuramos perceber o espaço destinado a mulher, que tipo de narrativa compõe os textos didáticos bem como a importância atribuída às mulheres na educação patrimonial. Nesse direcionamento, esperamos contribuir para o conhecimento e valorização das mulheres e a contribuição do grupo para a memória e a cultura do povo cearense." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "PATRIMÔNIO, MULHERES, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID317_12052018000419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIS HANEY ARAUJO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERREIRA" "autor_email" => "taishaney@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-conages" "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES" "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conages/2018" "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png" "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }