: O artigo apresenta questões elaboradas para tese em Política Social, na Universidade Federal Fluminense (UFF) - linha de pesquisa Sujeitos Sociais e Proteção social. Fundamenta-se Política Social e Educação, problematizando desigualdade social e pobreza; sujeitoas sociais e construção de identidade. Optou-se entender masculinidades partindo do autor da tese para levantar concepções referentes as mulheres; posteriormente sobre as negras cineastas. A pesquisa efetuada integra atividades profissionais, de cineasta e docente, com a Educação em Direitos Humanos (EDH) e debate sore Gênero e igualdade social. Elaboraram-se investigações em experiências educacionais, destacando características da divisão social do trabalho a partir de uma divisão sexual. Pontua-se persistência do patriarcado, machismo e a existência do racismo epistêmico, influindo na reprodução e construção de masculinidades e sujeitos sociais inseridos em contextos de dominação masculina; fundamentando importância dos feminismos. Para as experiências de ensino-aprendizagem selecionaram-se filmes, e material teórico discutindo Gêneros e igualdade nas escolas e Universidades; Diversidades sexuais, e debate étnico-racial. Como metodologia explora-se análise comparativa de pesquisa-ação no Ensino superior e no Ensino Médio-Técnico. Os resultados para formação docente e de técnicos em Lazer contemplam a perspectiva da existência de profissionais comprometidos eticamente com mudanças sociais, em contato com cinematografia que discute questões das mulheres, e da população negra no Brasil. Conclui-se, através da pesquisa-ação, importância do cinema para educação como possibilidade formativa no atual contexto tecnológico, para os futuros professores e profissionais de Lazer, destacando surgimento da questão dos movimentos sociais na liderança das múltiplas possibilidades de resistências e enfrentamentos sociais.