Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

EDUCAÇÃO E CINEMA: DEBATES SOBRE SUJEITAS SOCIAIS, FEMINISMOS E CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CINEMA, GÊNEROS, FEMINISMOS, FEMINISMOS Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42116
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CINEMA: DEBATES SOBRE SUJEITAS SOCIAIS, FEMINISMOS E CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES"
    "resumo" => ": O artigo apresenta questões elaboradas para tese em Política Social, na Universidade Federal Fluminense (UFF) - linha de pesquisa Sujeitos Sociais e Proteção social. Fundamenta-se Política Social e Educação, problematizando desigualdade social e pobreza; sujeitoas sociais e construção de identidade. Optou-se entender masculinidades partindo do autor da tese para levantar concepções referentes as mulheres; posteriormente sobre as negras cineastas. A pesquisa efetuada integra atividades profissionais, de cineasta e docente, com a Educação em Direitos Humanos (EDH) e debate sore Gênero e igualdade social. Elaboraram-se investigações em experiências educacionais, destacando características da divisão social do trabalho a partir de uma divisão sexual. Pontua-se persistência do patriarcado, machismo e a existência do racismo epistêmico, influindo na reprodução e construção de masculinidades e sujeitos sociais inseridos em contextos de dominação masculina; fundamentando importância dos feminismos. Para as experiências de ensino-aprendizagem selecionaram-se filmes, e material teórico discutindo Gêneros e igualdade nas escolas e Universidades; Diversidades sexuais, e debate étnico-racial. Como metodologia explora-se análise comparativa de pesquisa-ação no Ensino superior e no Ensino Médio-Técnico. Os resultados para formação docente e de técnicos em Lazer contemplam a perspectiva da existência de profissionais comprometidos eticamente com mudanças sociais, em contato com cinematografia que discute questões das mulheres, e da população negra no Brasil. Conclui-se, através da pesquisa-ação, importância do cinema para educação como possibilidade formativa no atual contexto tecnológico, para os futuros professores e profissionais de Lazer, destacando surgimento da questão dos movimentos sociais na liderança das múltiplas possibilidades de resistências e enfrentamentos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CINEMA, GÊNEROS, FEMINISMOS, FEMINISMOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID427_07052018204528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS LEAL"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS LEAL"
    "autor_email" => "lucaslealhistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42116
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E CINEMA: DEBATES SOBRE SUJEITAS SOCIAIS, FEMINISMOS E CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES"
    "resumo" => ": O artigo apresenta questões elaboradas para tese em Política Social, na Universidade Federal Fluminense (UFF) - linha de pesquisa Sujeitos Sociais e Proteção social. Fundamenta-se Política Social e Educação, problematizando desigualdade social e pobreza; sujeitoas sociais e construção de identidade. Optou-se entender masculinidades partindo do autor da tese para levantar concepções referentes as mulheres; posteriormente sobre as negras cineastas. A pesquisa efetuada integra atividades profissionais, de cineasta e docente, com a Educação em Direitos Humanos (EDH) e debate sore Gênero e igualdade social. Elaboraram-se investigações em experiências educacionais, destacando características da divisão social do trabalho a partir de uma divisão sexual. Pontua-se persistência do patriarcado, machismo e a existência do racismo epistêmico, influindo na reprodução e construção de masculinidades e sujeitos sociais inseridos em contextos de dominação masculina; fundamentando importância dos feminismos. Para as experiências de ensino-aprendizagem selecionaram-se filmes, e material teórico discutindo Gêneros e igualdade nas escolas e Universidades; Diversidades sexuais, e debate étnico-racial. Como metodologia explora-se análise comparativa de pesquisa-ação no Ensino superior e no Ensino Médio-Técnico. Os resultados para formação docente e de técnicos em Lazer contemplam a perspectiva da existência de profissionais comprometidos eticamente com mudanças sociais, em contato com cinematografia que discute questões das mulheres, e da população negra no Brasil. Conclui-se, através da pesquisa-ação, importância do cinema para educação como possibilidade formativa no atual contexto tecnológico, para os futuros professores e profissionais de Lazer, destacando surgimento da questão dos movimentos sociais na liderança das múltiplas possibilidades de resistências e enfrentamentos sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CINEMA, GÊNEROS, FEMINISMOS, FEMINISMOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID427_07052018204528.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS LEAL"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS LEAL"
    "autor_email" => "lucaslealhistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

: O artigo apresenta questões elaboradas para tese em Política Social, na Universidade Federal Fluminense (UFF) - linha de pesquisa Sujeitos Sociais e Proteção social. Fundamenta-se Política Social e Educação, problematizando desigualdade social e pobreza; sujeitoas sociais e construção de identidade. Optou-se entender masculinidades partindo do autor da tese para levantar concepções referentes as mulheres; posteriormente sobre as negras cineastas. A pesquisa efetuada integra atividades profissionais, de cineasta e docente, com a Educação em Direitos Humanos (EDH) e debate sore Gênero e igualdade social. Elaboraram-se investigações em experiências educacionais, destacando características da divisão social do trabalho a partir de uma divisão sexual. Pontua-se persistência do patriarcado, machismo e a existência do racismo epistêmico, influindo na reprodução e construção de masculinidades e sujeitos sociais inseridos em contextos de dominação masculina; fundamentando importância dos feminismos. Para as experiências de ensino-aprendizagem selecionaram-se filmes, e material teórico discutindo Gêneros e igualdade nas escolas e Universidades; Diversidades sexuais, e debate étnico-racial. Como metodologia explora-se análise comparativa de pesquisa-ação no Ensino superior e no Ensino Médio-Técnico. Os resultados para formação docente e de técnicos em Lazer contemplam a perspectiva da existência de profissionais comprometidos eticamente com mudanças sociais, em contato com cinematografia que discute questões das mulheres, e da população negra no Brasil. Conclui-se, através da pesquisa-ação, importância do cinema para educação como possibilidade formativa no atual contexto tecnológico, para os futuros professores e profissionais de Lazer, destacando surgimento da questão dos movimentos sociais na liderança das múltiplas possibilidades de resistências e enfrentamentos sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.