ESCOLA E AS SEXUALIDADES: COMO OS/AS PROFESSORES/AS COMPREENDEM AS VÁRIAS IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42125 "edicao_id" => 89 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "ESCOLA E AS SEXUALIDADES: COMO OS/AS PROFESSORES/AS COMPREENDEM AS VÁRIAS IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO" "resumo" => "A escola precisa ser um ambiente onde alunos e alunas se sintam incluídos/as e acolhidos/as a despeito de suas características físicas, posicionamentos políticos, religioso e claro das identidades sexuais e de gênero. Só assim, teremos uma escola de fato inclusiva. O que nos faz pensar na seguinte pergunta, será que os/as profissionais da educação estão se preparando para tornar a escola um ambiente acolhedor e inclusivo para os/as alunos/as LGBTs? Nesse sentido, objetivamos conhecer o nível de compreensão que os/as professores/as tem sobre as sexualidades, em especial as temáticas relacionadas ao público LGBT, bem como, o que eles entendem por inclusão dos/as alunos/as LGBTs. Para discutir sexualidades, homossexualidade e inclusão escolar, buscamos apoio em autores/as como Dinis (2008), Green (2000), Junqueira (2009), Louro (2000, 2013), Miskolci (2012), Trevisan (1986). Fizemos uso de uma abordagem de pesquisa descritivo-analítico priorizando a abordagem qualitativa, com uso de questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha direcionadas para os/as professores/as. Participaram da pesquisa professores/as que se disponibilizaram em responder os questionários de uma escola da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados apontam que os/as docentes que responderam ao questionário apresentaram conhecimento limitado sobre as questões que envolvem as sexualidades, gênero e também sobre o público LGBT. Também percebemos certa resistência dos/as professores/as em discutir os assuntos relacionados aos LGBTs e por ratificamos a necessidade da formação continuada para os/as professores/as sobre as questões que permeiam as sexualidades no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E SEXUALIDADES, IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID392_02052018194454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "willmarnev@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-conages" "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES" "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conages/2018" "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png" "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42125 "edicao_id" => 89 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 392 "titulo" => "ESCOLA E AS SEXUALIDADES: COMO OS/AS PROFESSORES/AS COMPREENDEM AS VÁRIAS IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO" "resumo" => "A escola precisa ser um ambiente onde alunos e alunas se sintam incluídos/as e acolhidos/as a despeito de suas características físicas, posicionamentos políticos, religioso e claro das identidades sexuais e de gênero. Só assim, teremos uma escola de fato inclusiva. O que nos faz pensar na seguinte pergunta, será que os/as profissionais da educação estão se preparando para tornar a escola um ambiente acolhedor e inclusivo para os/as alunos/as LGBTs? Nesse sentido, objetivamos conhecer o nível de compreensão que os/as professores/as tem sobre as sexualidades, em especial as temáticas relacionadas ao público LGBT, bem como, o que eles entendem por inclusão dos/as alunos/as LGBTs. Para discutir sexualidades, homossexualidade e inclusão escolar, buscamos apoio em autores/as como Dinis (2008), Green (2000), Junqueira (2009), Louro (2000, 2013), Miskolci (2012), Trevisan (1986). Fizemos uso de uma abordagem de pesquisa descritivo-analítico priorizando a abordagem qualitativa, com uso de questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha direcionadas para os/as professores/as. Participaram da pesquisa professores/as que se disponibilizaram em responder os questionários de uma escola da cidade de Campina Grande-PB. Os resultados apontam que os/as docentes que responderam ao questionário apresentaram conhecimento limitado sobre as questões que envolvem as sexualidades, gênero e também sobre o público LGBT. Também percebemos certa resistência dos/as professores/as em discutir os assuntos relacionados aos LGBTs e por ratificamos a necessidade da formação continuada para os/as professores/as sobre as questões que permeiam as sexualidades no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E SEXUALIDADES, IDENTIDADES SEXUAIS E DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID392_02052018194454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAM DIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "WILLIAM" "autor_email" => "willmarnev@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xiii-conages" "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES" "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conages/2018" "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png" "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }