SILVA, Angelo Abeni Bezerra Da. . Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/42815>. Acesso em: 24/11/2024 20:23
Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar os indicadores da Alfabetização Científica observados em uma sequência de ensino investigativo em uma escola pública municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os dados foram coletados em vídeos, entrevistas e diário de campo. A base das análises dos dados são os indicadores de Alfabetização Científica observados em uma aula com abordagem investigativa. A pesquisa resultou em uma experiência com novas descobertas e a certeza de que fazer a diferença é o melhor caminho para o futuro das atuais e futuras gerações. Contudo, deve-se considerar que pelo ensino de ciências esses sujeitos passam a entender os fatos que acorrem em seu cotidiano, o que contribui para aquisição de conhecimentos e constitui uma nova cultura na formação dos cidadãos. A pesquisa possibilitou perceber a importância do ensino da Alfabetização Científica para a vida em sociedade, momentos que enriqueceram os conhecimentos dos sujeitos envolvidos, norteados pela curiosidade na perspectiva de descobertas.