BASTOS, Lilia Alessandra Tardelli. Alfabetização científica na área da enfermagem. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/42874>. Acesso em: 24/11/2024 23:46
Esta pesquisa está sendo desenvolvida em virtude de uma inquietação da pesquisadora em relação a alfabetização científica na área da enfermagem, surgida durante as aulas que ministra no curso. Os objetivos são possibilitar a compreensão dos futuros enfermeiros acerca da importância da Alfabetização Científica (AC) para oferecer subsídios e atender as novas exigências no futuro campo de atuação profissional dos mesmos. Verificar se a partir do emprego de uma Sequência Didática (SD) envolvendo atividades de ensino aprendizagem sobre Bioética e Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T), é possível desenvolver a A.C. de estudantes de Enfermagem em relação a esses temas. É pesquisa qualitativa do tipo intervenção-formação. Muitas respostas analisadas, mostram que o aluno traz na sua formação nos anos finais do Ensino Médio uma dificuldade em relacionar temas estudados. Quando questionados sobre o que é Ciência na sua opinião? As respostas na grande maioria, colocam que: “Ciência é o estudo aprofundado e específico de um tema”. Diante da pergunta: O que torna a Ciência (ou uma disciplina científica como a Física, a Biologia, etc.) diferente de outras formas de investigação (por exemplo religião, filosofia)? Muitos colocam e fazem referência ao estudo dos seres vivos, da biologia, como sendo o único campo de investigações científicas, e colocam filosofia e religião com estudos que evidenciam a fé e que são disciplinas não investigativas. Mostrando o não exercício da criticidade que deverão ter para que a autonomia aconteça. Espera-se que esta pesquisa aponte caminhos de intervenção neste universo da formação do enfermeiro.