Neste trabalho, foi buscado apontar de que maneiras a cultura digital tem transformado as práticas pedagógicas em relação ao ensino e pesquisa, bem como apontar os desafios e possibilidades encontradas por educadores do estado da Paraíba da escola Antônio Vital do Rêgo, assim, o conteúdo foi dividido em dois tópicos, um de tecnologia na educação e outro de desafios e possibilidades, na primeira parte é mostrado às mudanças que a cultura digital por meio dos aparelhos tecnológicos fazem na educação, e na segunda parte é mostrado os desafios e possibilidades de uso das tecnologias da cultural em sala de aula por educadores.. Para constituição desse trabalho foi utilizado o método bibliográfico constituído a partir de livros e artigos acadêmicos, ademais foi utilizado, o método por entrevista em que os educadores foram entrevistados sobre a temática proposta no trabalho. Em suma, por meio do método, foi possível constatar que as tecnologias da inteligência da cultura digital, fizeram no ambiente escolar, no que tange ao ensino e pesquisa, mudanças significativas, pois permitiram o processo de acompanhamento e orientação do educando para além das fronteiras do ambiente físico, assim, elas possibilitaram os educadores juntos aos educandos explorarem métodos de realidade virtual e aumentada, bem como, possibilitou os educadores serem agentes mediadores no ato de ensino e pesquisa em ambiente escolar e fora dele por meio do ciberespaço.